Florianópolis sedia formação nacional sobre Alimentação Escolar

13:19:00Professor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz


O encontro organizado pela Secretaria Municipal de Educação reunirá representantes de 25 municípios do sul do Brasil

foto/divulgação: 

Escola Básica Intendente Aricomedes da Silva
Desenvolver agentes para multiplicar as boas práticas de alimentação nas escolas. Este é o objetivo da Formação Nacional do Projeto “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia” que reunirá na Capital representantes de 25 municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.


A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, destaque nacional em alimentação saudável, será um dos 9 polos no País que realizarão o encontro. A abertura acontecerá na próxima segunda-feira, 7 de maio as 13h 30, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade. O evento se estenderá até 11 de maio.

O Projeto Educando com a Horta Escolar é desenvolvido junto aos municípios brasileiros pelo Ministério da Educação (MEC), através do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO). O objetivo é integrar os temas currículo, alimentação e meio-ambiente para incentivar a alimentação saudável, o gosto pelas hortaliças e o interesse pela sustentabilidade, aplicados no ambiente escolar e no cotidiano dos educadores e crianças. 

Na etapa catarinense do evento deverão ser capacitados agentes de 25 municípios do Sul do Brasil. O objetivo é que os formadores possam discutir os conteúdos do encontro para cada rede escolar através de ferramentas pedagógicas envolvendo a horta e a gastronomia. O público-alvo são nutricionistas, diretores, professores, merendeiras, coordenadores pedagógicos e da alimentação escolar. Além de suporte presencial e à distância, com consultores de diversas áreas (educação, nutrição, meio-ambiente), os agentes participantes receberão material didático e vídeos metodológicos para que implantem o projeto nas escolas de seus municípios.

  • Formação

Em 2012 o projeto entra em uma nova fase e passa a ser intitulado “Educando com a Horta Escolar e a Gastronomia”, no qual a gastronomia passa a ser ferramenta condutora das ações pedagógicas, valorizando os ingredientes, receitas regionais, sabores e aromas para impactar positivamente as refeições escolares. Os resultados buscados são: a melhoria do rendimento escolar e saúde dos estudantes; inserção da educação alimentar e nutricional no currículo escolar e no cotidiano do aluno, favorecendo a mudança de hábitos para uma vida mais saudável. Nacionalmente a ação busca formar mil agentes multiplicadores, em 200 municípios de todas as regiões até novembro de 2012.


  • Manezinho

Em Florianópolis o projeto existe desde 2009 e atualmente conta com a participação de 63 unidades educativas. Além disso, mais oito unidades participam da formação para implantar o sistema até 2013. A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis é responsável pela alimentação escolar de quase 27 mil estudantes. Pelas suas ações, a SME já ganhou duas vezes o Prêmio Nacional Gestão Eficiente da Alimentação Escolar.

Em toda a Rede Municipal de Ensino a meta é promover educação, incorporando alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentável.  O município inovou ao lançar dois cadernos com o título “Sabor na Rede”, sendo um sobre Aproveitamento Integral dos Alimentos e outro sobre Gastronomia Aplicada na Alimentação Escolar. No material constam receitas que utilizam talos, cascas e folhas de frutas e verduras, antes desperdiçadas.

  • Programação

07 de maio -  13h30 às 17h30
Abertura do evento
Apresentação da implantação e execução do projeto.
Apresentação da experiência do Projeto Educando com a Horta Escolar na Rede Municipal de Educação de Florianópolis.
Local: Auditório do Conselho Regional de Contabilidade

08 de maio -  8h às 12h e das 13h30 às 17h30
Integrando os conhecimentos na escola - Educação e currículo
Local: Auditório do Instituto Estadual de Educação - IEE

09 de maio - 8h às 12h e das 13h30 às  17h30
Integrando os conhecimentos na escola - Nutrição
Local: Auditório do Conselho Regional de Contabilidade

10 de maio - 8h às 12h e das 13h30 às  17h30
Integrando os conhecimentos na escola - Meio ambiente e Hortas
Local: Auditório do Conselho Regional de Contabilidade

11 de maio - 8h às 12h e das 13h30 às  17h30
Integrando os conhecimentos na escola - Gastronomia
Local: Auditório do Instituto Estadual de Educação

You Might Also Like

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato