Crianças de seis anos aprendem a se prevenir de perigos

09:17:00Professor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz



As lições são repassadas pelo projeto bombeiro mirim da SME

foto/divulgação: 
Nesta semana,  crianças do primeiro ano do ensino fundamental da  Escola Municipal  João Francisco Garcez , no Canto da Lagoa, conheceram de perto um caminhão do Corpo de Bombeiros. A ação faz parte do treinamento da gurizada  de seis anos que são integrantes do projeto bombeiro mirim.
A turma, de 22 alunos,  teve a oportunidade de conhecer e manusear alguns instrumentos utilizados no combate a incêndio e salvamento, conversar com a guarnição de Bombeiros Militares, bem como fazer um passeio a bordo do caminhão próximo à unidade educacional.

 O curso na escola é ministrado  pelas Alunas Bombeiros Comunitárias Ariane Cividini e Maria Eliza Klopel. Segundo elas, a participação de militares  na visita ao estabelecimento de ensino  foi  importante, pois os profissionais servem de referência para os pequenos bombeiros, reforçando os conceitos desenvolvidos no decorrer das aulas.

O projeto visa trabalhar nas crianças hábitos e valores de prevenção de acidentes, principalmente como se prepararem  frente a possíveis situações que possam ocorrer no cotidiano escolar e familiar. Tendo ciência que por mais que saibam o que fazer, elas são orientadas para sempre chamarem um adulto para tomar as providencias e acionar os profissionais de emergência.

Os alunos da João Francisco Garcez  realizarão em breve  uma visita à sede  dos bombeiros na Trindade, para conhecer a rotina de um quartel, e às instalações da corporação  na Barra da Lagoa,  para melhor interagir com outras ações, como o trabalho com cães, guarda vidas e atendimento pré hospitalar.

O coordenador  geral do  bombeiro mirim na rede municipal de ensino,  professor Charles Schnorr , ressalta que  no cômputo geral o projeto atende mais de 600 crianças, distribuídas  em 15  unidades de Educação Infantil e Fundamental.

You Might Also Like

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato