Crianças de seis anos aprendem a se prevenir de perigos
09:17:00Professor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz
As lições são repassadas pelo projeto bombeiro mirim da SME
Nesta semana, crianças do primeiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal João Francisco Garcez , no Canto da Lagoa, conheceram de perto um caminhão do Corpo de Bombeiros. A ação faz parte do treinamento da gurizada de seis anos que são integrantes do projeto bombeiro mirim.
A turma, de 22 alunos, teve a oportunidade de conhecer e manusear alguns instrumentos utilizados no combate a incêndio e salvamento, conversar com a guarnição de Bombeiros Militares, bem como fazer um passeio a bordo do caminhão próximo à unidade educacional.
O curso na escola é ministrado pelas Alunas Bombeiros Comunitárias Ariane Cividini e Maria Eliza Klopel. Segundo elas, a participação de militares na visita ao estabelecimento de ensino foi importante, pois os profissionais servem de referência para os pequenos bombeiros, reforçando os conceitos desenvolvidos no decorrer das aulas.
O projeto visa trabalhar nas crianças hábitos e valores de prevenção de acidentes, principalmente como se prepararem frente a possíveis situações que possam ocorrer no cotidiano escolar e familiar. Tendo ciência que por mais que saibam o que fazer, elas são orientadas para sempre chamarem um adulto para tomar as providencias e acionar os profissionais de emergência.
Os alunos da João Francisco Garcez realizarão em breve uma visita à sede dos bombeiros na Trindade, para conhecer a rotina de um quartel, e às instalações da corporação na Barra da Lagoa, para melhor interagir com outras ações, como o trabalho com cães, guarda vidas e atendimento pré hospitalar.
O coordenador geral do bombeiro mirim na rede municipal de ensino, professor Charles Schnorr , ressalta que no cômputo geral o projeto atende mais de 600 crianças, distribuídas em 15 unidades de Educação Infantil e Fundamental.




0 comentários