A história de Laurinha: Inclusão na educação
16:13:00Cristiana
A partir de um trabalho para a pequena com Síndrome de Down, todos da turma aprendem juntos.
Aluna do terceiro ano do ensino fundamental da Escola Básica Municipal Osvaldo Machado, em Ponta das Canas, Laurinha Carollo tem síndrome de down. A professora Fabiana Florêncio e a auxiliar de ensino de educação especial Ana Caroline desenvolvem algumas atividades diferentes para que a pequena possa aprender cada vez mais. Livros infantis são usados para que Laurinha estude contos e parlendas, que são rimas em versos para divertir e para que a criança guarde algum conteúdo na memória.
Para diversificar o trabalho com a aluna de oito anos, Ana Caroline ilustrou uma parlenda. “Numa casa mal assombrada, tinha uma bruxa malvada com uma faca na mão passando manteiga no pão”. Quando falou sobre o assunto com a professora, Fabiana teve a ideia de usar essa estratégia com as 22 crianças da sala de aula, focando no jogo de palavras e imagens.
Assim, um trabalho que foi pensado como uma adaptação de conteúdo para uma aluna com deficiência, tornou-se universal. Para Ana Caroline, trata-se de inclusão: “é uma questão de respeito à diversidade e à integração”.




0 comentários