Representante de Laguna conhece projetos da Capital
08:45:00Professor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz
As inciativas Bombeiro Mirim, Educando com a horta e Escola Aberta chamaram a atenção da psicopedagoga Luciana Mattos
![]() |
| Luciana Mattos, representante de Laguna e Sueli Amália de Andrade, gerente de programas suplementares da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis. |
A Secretaria Municipal de Educação recebeu nesta segunda-feira a visita da psicopedagoga Luciana Mattos, assessora de projetos e programas da Secretaria de Educação de Laguna. Com o objetivo de conhecer o funcionamento de iniciativas da rede de ensino da capital conversou com a gerente de programas suplementares, Sueli Amália de Andrade.
A professora Luciana disse estar “encantada pelos projetos realizados em Florianópolis”. Os projetos horta escolar, bombeiro mirim e escola aberta chamaram a atenção da psicopedagoga.
Escola Aberta
O projeto Escola Aberta tem o objetivo de repensar o espaço escolar como ambiente alternativo para o desenvolvimento de atividades de formação focadas em arte, artesanato, informática, cultura, esporte e lazer para a comunidade estudantil e local nos finais de semana e férias. Atualmente faz aproximadamente 120 atendimentos por escola, sendo 15 instituições participantes, 124 oficinas oferecidas e 153 voluntários envolvidos. No último ano, a Escola Aberta abrangeu 40% das escolas do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino e realizou 62.624 atendimentos.
Educando com a horta
O Educando com a Horta Escolar visa trabalhar a cultura alimentar e nutricional utilizando o horto como instrumento pedagógico de ensino e aprendizagem. Atualmente atende 41 unidades da rede municipal de ensino da capital, envolvendo escolas, creches e núcleos de educação infantil. O projeto atende mais de 8 mil crianças.
Bombeiro Mirim
O projeto Bombeiro Mirim tem como intuito orientar e instruir corretamente o agir das crianças em situações de emergências. A iniciativa é resultado da parceria da SME com o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e a Associação de Bombeiros Comunitários de Florianópolis. São tratadas com alunos questões de prevenções e combate a incêndio, orientações de prevenção no meio aquático, terrestre e em altura, conscientização sobre o uso de drogas, comportamento no trânsito, emergências cotidianas e químicas.







0 comentários