Crianças aprendem brincando na Creche Fermínio
16:01:00Cristiana
De forma divertida e significativa elas adquirem
conhecimento e começam a entender o mundo.
Brincar
é fundamental para a construção da identidade e da autonomia das crianças. Além
de proporcionar o desenvolvimento motor, intelectual e social. É com este
pensamento que as crianças, de 05 e 06 anos, da Creche Municipal Fermínio
Francisco Vieira, no Córrego Grande, estão participando do projeto Brincando e
Aprendendo, coordenado pela professora Simone Losso. “Eles são carinhosos,
atenciosos em tudo que propomos, aprendem com facilidade e encontram na
brincadeira o ponto de partida para novas aventuras, conquistas e
aprendizagens”, observa a professora.
Através da
musicalização, são trabalhadas com as crianças formas de expressão, como a
gestual, musical, dramática e plástica. Pela música, as crianças aprendem a
linguagem dos sinais- a Libras, e ritmo, por exemplo.
Através da linguagem oral foi
possível trabalhar a ampliação do vocabulário, saindo do abstrato, passando
para o concreto: a escrita. Com isso, surge o letramento, quando as crianças
entram num mundo mágico, o mundo das letras, das perguntas, das curiosidades.
Vivenciar o Brincar é poder trabalhar o Letramento de forma divertida e
significativa como, por exemplo, fazer as vogais com palitinhos de picolé.
Matéria feita na creche
Os jogos de memória e cabra
cega são utilizados para que as crianças adquiram confiança, interaja com o
outro e aprendam. Segundo a professora Simone Losso, “a criança começa a
entender como as coisas funcionam, o que pode e o que não pode ser feito,
aprende que existem regras que devem ser respeitadas, aprende a perder e
percebe que o mundo não acaba por causa disso. Descobre que, se ela perde um
jogo hoje, pode ganhar amanhã, já que, uma criança é criança porque
brinca. Se não consegue brincar, não está bem”.
Aurora
O
letramento ganhou uma mascote. Com folhas de árvores, cola e verniz para
artesanato sem cheiro, surgiu uma coruja, a Aurora. O animal é símbolo da
Filosofia e da Pedagogia, e, consequentemente, da leitura. A corujinha foi
criada a partir da mão de cada criança.
Sem barreiras
Como
há crianças com necessidades especiais na turma, todo o projeto foi focado no
brincar e no afeto, desta forma superam os medos e obstáculos. Para Simone
Losso, “o brincar desperta sentimento, contribui para o desenvolvimento global
e para socialização”. A professora complementa: “através da educação, tudo é
possível, até porque a deficiência não é barreira para educação”.
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| crianças com os repórteres |





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