Florianópolis é considerada de alto nível na Educação
12:53:00Cristiana
Capital
catarinense está entre os cinco municípios mais bem classificados no país
Florianópolis
é a capital do Brasil com maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).
Na área da Educação, dentre os 5 mil 565 municípios está na quinta
colocação. O levantamento foi feito pelo
Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em parceria com o
Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). O IDHM vai de zero a um.
Quanto mais perto do um, melhor é o desempenho do município.
Na
Educação, a capital catarinense é classificada como nível “muito alto”, com
0,800. Estão à frente de Florianópolis
somente Águas de São Pedro, São Caetano e Santos, localizados no Estado de São
Paulo, e Vitória, no Espírito Santo. O cálculo do IDH relativo à Educação leva
em conta a taxa de alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais e a taxa bruta
de frequência à escola.
Em
Florianópolis, no ensino fundamental, as crianças de seis anos a 14 anos estão
em sala de aula. Os que possuem de
quatro a cinco anos, também estão em sua ampla maioria, 99,5%, em creches ou
núcleos de educação infantil, incluindo todas as Redes. Isto totalizava em 2012
a quantia de 9.250 crianças.
Cidade
Livre de Analfabetismo
A taxa
de analfabetismo é pequena de jovens, a partir de 15 anos: 2,09%. Por esse
desempenho, o município já havia ganhado em 2007 o selo do governo federal de
Cidade Livre de Analfabetismo. No
entanto, a prefeitura quer melhorar ainda mais a escolaridade da população. Foi
lançada uma campanha que tem como foco principal trazer para os bancos
escolares os quase oito mil pais ou responsáveis pelos alunos da rede municipal
de ensino que não terminaram o ensino fundamental. Atualmente já frequentam algum Núcleo de
Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) quase 1.300 pessoas.
Mais
tempo na escola
O
sistema de tempo integral é outra estratégia da Secretaria Municipal de
educação de Florianópolis para dar mais qualidade à aprendizagem. No ensino
fundamental, 48% dos estudantes já ficam na escola fora do horário regular de
aula para participar de reforço pedagógico e das mais diversas oficinas, como
de esporte, arte e de informática.
Quanto
ao ensino de educação infantil, 68% das crianças de quatro meses a cinco anos
já ficam nas unidades durante dois períodos: entram pela manhã e saem por volta
das 19 horas.
Níveis
de primeiro mundo no IDEB
No ano passado, a educação da rede municipal de
Florianópolis alcançou a média de países do primeiro mundo em relação ao Índice
de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), com nota seis. Nos anos iniciais,
54% das escolas básicas, que participaram da avaliação do Ministério da
Educação, atingiram notas que variam de 6,0 a 6,6. Os dados do governo federal
levam em conta a Prova Brasil e os indicadores de rendimentos dos alunos. Pelo MEC, essa média deveria ser alcançada
por Florianópolis somente em 2019, com 6,1.
O bom desempenho das escolas colocou Florianópolis em
primeiro lugar entre as capitais do Brasil do primeiro ano ao quinto ano. O
município superou Curitiba, Palmas, Campo Grande, Belo Horizonte e Rio de
Janeiro.
Nos anos finais, os estabelecimentos municipais de
ensino, com nota geral de 4,6, quase já atingiram o que foi projetado pela
Presidente Dilma Roussef para 2013 (4,8). Com a avaliação, dentre as sedes de
governos estaduais, a capital catarinense ficou na quarta posição, sendo
ultrapassada apenas por Palmas, Campo Grande e Curitiba.
Índices da educação
|
Atendimento de
crianças de quatro a cinco anos no município
|
|
|
Ano
|
Taxa
|
|
2000
|
56%
|
|
2012
|
99,5%
|
|
Atendimento de
crianças de seis a quatorze anos no município
|
|
|
Ano
|
Taxa
|
|
2000
|
100%
|
|
2012
|
100%
|
|
Alfabetização de
pessoas a partir de 15 anos no município
|
|
|
Ano
|
Taxa
|
|
2000
|
3,6%
|
|
2012
|
2,09%
|
|
Tempo integral no
ensino fundamental da rede municipal+ ONG’s
|
||
|
Ano
|
Taxa
|
Estudantes
|
|
2013
|
48%
|
9.721
|
|
Tempo integral no
ensino infantil da rede municipal
|
||
|
Ano
|
Taxa
|
Crianças
|
|
2000
|
30%
|
2.403
|
|
2012
|
68%
|
7.438
|
|
Taxa de aprovação
no ensino fundamental da rede municipal
|
||
|
Ano
|
Taxa
|
Crianças
|
|
2001
|
85, 64%
|
11.906
|
|
2012
|
97,89%
|
15.226
|
|
Taxa de abandono no
ensino fundamental da rede municipal
|
||
|
Ano
|
Taxa
|
Crianças
|
|
2001
|
1,61 %
|
224
|
|
2012
|
0, 61%
|
95
|
|
Taxa de reprovação
no ensino fundamental da rede municipal
|
||
|
Ano
|
Taxa
|
Crianças
|
|
2001
|
12,80 %
|
1.772
|
|
2012
|
1, 50%
|
234
|
IDEB em Escolas Municipais
Anos
iniciais
|
Posição
|
Unidade
|
IDEB
|
|
1º
|
Escola Básica Dilma Lúcia dos Santos
(Pântano do Sul)
|
6,6
|
|
2º
|
Escola Básica
Osvaldo Machado (Ponta das Canas)
|
6,5
|
|
3º
|
Escola Básica
Batista Pereira (Ribeirão da Ilha)
|
6,4
|
|
3º
|
Escola Básica
Osmar Cunha (Canasvieiras)
|
6,4
|
|
4º
|
Escola Básica
Paulo Fontes (Santo Antônio de Lisboa)
|
6,3
|
|
5º
|
Escola Básica
José Amaro Cordeiro (Morro das Pedras)
|
6,2
|
|
6º
|
Escola Básica
João Alfredo Rohr (Córrego Grande)
|
6,1
|
|
6º
|
Escola Básica
Maria Tomázia Coelho (Santinho)
|
6,1
|
|
6º
|
Escola Básica
Beatriz de Souza Brito (Pantanal)
|
6,1
|
|
7º
|
Escola Básica
Brigadeiro Eduardo Gomes (Campeche)
|
6,0
|
|
7º
|
Escola Básica
Albertina Madalena Dias (Vargem grande)
|
6,0
|
|
7º
|
Escola Básica
Acácio Garibadi São Thiago (Barra da Lagoa)
|
6,0
|
|
7º
|
Escola Básica
Vitor Miguel (Itacorubi)
|
6,0
|
Anos finais
|
Posição
|
Unidade
|
IDEB
|
|
1º
|
Escola Básica Henrique Veras (Lagoa
da Conceição)
|
5,3
|
|
2º
|
Escola Básica
Almirante Carvalhal (Coqueiros)
|
5,2
|
|
2º
|
João
Gonçalves Pinheiro ( Rio Tavares)
|
5,2
|
|
3°
|
Brigadeiro
Eduardo Gomes (Campeche)
|
5,1
|
|
3°
|
Gentil
Mathias (Ingleses)
|
5,1
|
|
3°
|
Osmar Cunha
(Canasvieiras)
|
5,1
|
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