Florianópolis é considerada de alto nível na Educação

12:53:00Cristiana


Capital catarinense está entre os cinco municípios mais bem classificados no país


Florianópolis é a capital do Brasil com maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). Na área da Educação, dentre os 5 mil 565 municípios está na quinta colocação.  O levantamento foi feito pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). O IDHM vai de zero a um. Quanto mais perto do um, melhor é o desempenho do município. 

Na Educação, a capital catarinense é classificada como nível “muito alto”, com 0,800.  Estão à frente de Florianópolis somente Águas de São Pedro, São Caetano e Santos, localizados no Estado de São Paulo, e Vitória, no Espírito Santo. O cálculo do IDH relativo à Educação leva em conta a taxa de alfabetização de pessoas com 15 anos ou mais e a taxa bruta de frequência à escola.

Em Florianópolis, no ensino fundamental, as crianças de seis anos a 14 anos estão em sala de aula.  Os que possuem de quatro a cinco anos, também estão em sua ampla maioria, 99,5%, em creches ou núcleos de educação infantil, incluindo todas as Redes. Isto totalizava em 2012 a quantia de 9.250 crianças.


Cidade Livre de Analfabetismo

A taxa de analfabetismo é pequena de jovens, a partir de 15 anos: 2,09%. Por esse desempenho, o município já havia ganhado em 2007 o selo do governo federal de Cidade Livre de Analfabetismo.   No entanto, a prefeitura quer melhorar ainda mais a escolaridade da população. Foi lançada uma campanha que tem como foco principal trazer para os bancos escolares os quase oito mil pais ou responsáveis pelos alunos da rede municipal de ensino que não terminaram o ensino fundamental.  Atualmente já frequentam algum Núcleo de Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) quase 1.300 pessoas.

Mais tempo na escola

O sistema de tempo integral é outra estratégia da Secretaria Municipal de educação de Florianópolis para dar mais qualidade à aprendizagem. No ensino fundamental, 48% dos estudantes já ficam na escola fora do horário regular de aula para participar de reforço pedagógico e das mais diversas oficinas, como de esporte, arte e de informática.
Quanto ao ensino de educação infantil, 68% das crianças de quatro meses a cinco anos já ficam nas unidades durante dois períodos: entram pela manhã e saem por volta das 19 horas.


Níveis de primeiro mundo no IDEB

No ano passado, a educação da rede municipal de Florianópolis alcançou a média de países do primeiro mundo em relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), com nota seis. Nos anos iniciais, 54% das escolas básicas, que participaram da avaliação do Ministério da Educação, atingiram notas que variam de 6,0 a 6,6. Os dados do governo federal levam em conta a Prova Brasil e os indicadores de rendimentos dos alunos.  Pelo MEC, essa média deveria ser alcançada por Florianópolis somente em 2019, com 6,1.
O bom desempenho das escolas colocou Florianópolis em primeiro lugar entre as capitais do Brasil do primeiro ano ao quinto ano. O município superou Curitiba, Palmas, Campo Grande, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
Nos anos finais, os estabelecimentos municipais de ensino, com nota geral de 4,6, quase já atingiram o que foi projetado pela Presidente Dilma Roussef para 2013 (4,8). Com a avaliação, dentre as sedes de governos estaduais, a capital catarinense ficou na quarta posição, sendo ultrapassada apenas por Palmas, Campo Grande e Curitiba.



Índices da educação


Atendimento de crianças de quatro a cinco anos no município
Ano
Taxa
2000
56%
2012
99,5%


Atendimento de crianças de seis a quatorze anos no município
Ano
Taxa
2000
100%
2012
100%


Alfabetização de pessoas a partir de 15 anos no município
Ano
Taxa
2000
3,6%
2012
2,09%


Tempo integral no ensino fundamental da rede municipal+ ONG’s
Ano
Taxa
Estudantes
2013
48%
9.721


Tempo integral no ensino infantil da rede municipal
Ano
Taxa
Crianças
2000
30%
2.403
2012
68%
7.438



Taxa de aprovação no ensino fundamental da rede municipal
Ano
Taxa
Crianças
2001
85, 64%
11.906
2012
97,89%
15.226

Taxa de abandono no ensino fundamental da rede municipal
Ano
Taxa
Crianças
2001
1,61 %
224
2012
0, 61%
95

Taxa de reprovação no ensino fundamental da rede municipal
Ano
Taxa
Crianças
2001
12,80 %
1.772
2012
1, 50%
234


IDEB em Escolas Municipais

Anos iniciais

Posição
Unidade
IDEB
Escola Básica Dilma Lúcia dos Santos (Pântano do Sul)
6,6
Escola Básica Osvaldo Machado (Ponta das Canas)
6,5
Escola Básica Batista Pereira (Ribeirão da Ilha)
6,4
Escola Básica Osmar Cunha (Canasvieiras)
6,4
Escola Básica Paulo Fontes (Santo Antônio de Lisboa)
6,3
Escola Básica José Amaro Cordeiro (Morro das Pedras)
6,2
Escola Básica João Alfredo Rohr (Córrego Grande)
6,1
Escola Básica Maria Tomázia Coelho (Santinho)
6,1
Escola Básica Beatriz de Souza Brito (Pantanal)
6,1
Escola Básica Brigadeiro Eduardo Gomes (Campeche)
6,0
Escola Básica Albertina Madalena Dias (Vargem grande)
6,0
Escola Básica Acácio Garibadi São Thiago (Barra da Lagoa)
6,0
Escola Básica Vitor Miguel (Itacorubi)
6,0


Anos finais


Posição
Unidade
IDEB
Escola Básica Henrique Veras (Lagoa da Conceição)
5,3
Escola Básica Almirante Carvalhal (Coqueiros)
5,2
João Gonçalves Pinheiro ( Rio Tavares)
5,2
Brigadeiro Eduardo Gomes (Campeche)
5,1
Gentil Mathias (Ingleses)
5,1
Osmar Cunha (Canasvieiras)
5,1



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