Secretaria de Educação da Capital cuida da saúde vocal do servidor
16:43:00Unknown
Em parceria com o curso de Fonoaudiologia da UFSC, a campanha
tem por objetivo prestar atendimento especializado para quem tem problemas de
voz
O Departamento de Saúde e Bem Estar do Servidor, ligada à
Secretaria de Educação de Florianópolis, em parceria com o curso de
Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina, está disponibilizando
atendimento para servidores com problemas de voz. As consultas são gratuitas, individuais
e buscam diagnosticar e realizar a habilitação e reabilitação da voz.
O atendimento acontecerá às segundas e sextas-feiras, no
período vespertino, na Rua Desembargador Vitor Lima, número 222, Edifício Santa
Clara, 2º andar, Trindade. Antes, é necessário pegar encaminhamento no DESABES,
localizado na Rua Ferreira Lima, número 82, Centro.
A ação faz parte da campanha “Cuide da Voz, Antes Que Ela Desapareça”,
com o objetivo de conscientizar e prevenir problemas vocais e melhorar a
qualidade da saúde do funcionário. Para combater os problemas vocais, o setor
realiza periodicamente atividades preventivas, como: fornecimento de squeezes
(garrafinhas de água), triagem fonoaudiológica, palestras nas unidades de
ensino e fornecimento de amplificador vocal para as escolas.
De acordo com Maria Rita Pimenta Rolim, coordenadora do
curso de Fonoaudiologia da UFSC, a importância das ações está em prestar
atendimento de saúde para servidores da Educação e fazer acompanhamento
especializado para os que necessitam. Maria orientará e supervisionará as
consultas que serão realizadas por dois grupos de estudantes da última fase, um
composto por seis alunos, que atenderão às segundas-feiras, e outro formado por
dez integrantes, com prestação de serviços às sextas-feiras
Dicas para cuidar da voz
- Ao perceber alterações na voz, procure minimizar o
desgaste;
- Perceba o que mais prejudica sua voz e tente dosar esse
aspecto;
- Tomar pequenos goles de água durante a aula;
- Não aumentar a intensidade da voz para competir com a
fala dos alunos e barulhos externos;
- Criar códigos combinados para solicitar silêncio em
sala, como bater palmas;
- Falar sempre próximo e de frente para os alunos;
- Fazer intervalos de repouso de fala;
0 comentários