Escola municipal visita Laguna para compreender melhor influências açorianas
13:40:00Unknown
Aspectos da arquitetura dos casarões, atividade de pesca auxiliada por botos e o monumento resultado do Tratado de Tordesilhas foram visitados
Alunos do 4º ano da Escola Desdobrada Municipal Retiro da Lagoa foram estudar as influências açorianas, questões geográficas e históricas, em Laguna, no Sul do Estado. A atividade teve por objetivo propiciar a experiência de presenciar o que tem sido tratado em sala de aula.
A garotada pôde conhecer de perto aspectos da arquitetura, avistar os botos ajudando na pesca nos Molhes da Barra, baleias no mirante do Hotel Tourist, casarões antigos, sobrados e porões. Visitaram também o Museu Histórico Anita Garibaldi, o Museu Casa de Anita, a Fonte da Carioca, a Igreja Santo Antônio dos Anjos e o alto do morro da estátua de Nossa Senhora da Glória.
A cidade foi escolhida por ter sido colonizada por açorianos e fundada por meio de uma disputa territorial, que resultou no Tratado de Tordesilhas, que dividiu as terras entre os Reinos de Portugal e Espanha. Estes aspectos foram tratados em sala de aula e puderam ser vistos, por exemplo, através do monumento construído no centro de Laguna em 1975, que marca a linha imaginária do acordo.
Segundo a professora Maristela Peres Vieira, após a explicação do guia, os alunos brincaram de atravessar ora para as terras portuguesas, ora para as terras espanholas. A atividade propiciou aos estudantes, comparar as características da arquitetura de Laguna e do Ribeirão da Ilha, região fortemente marcada pela cultura açoriana.
0 comentários