Servidores recebem instruções para agir em emergências
13:30:00Unknown
Para prestar socorro correto e eficiente, é preciso conhecimento de técnicas.
“A solidariedade nos impulsiona
para tentarmos ajudar as pessoas em dificuldades, mas quando o assunto é salvar
vidas somente esse sentimento não basta. É preciso saber auxiliar”. A afirmação
é de Charles Schnorr, professor da Secretaria de Educação de Florianópolis e
bombeiro comunitário. Ele falou sobre primeiros socorros para servidores das
mais diversas secretarias da prefeitura, como Saúde, Assistência Social,
Turismo, Administração, além da Procuradoria, Defesa Civil e Defesa do Cidadão.
Um dos pontos da palestra foi
dar instruções para que quem presta socorro consiga identificar inicialmente as condições da vítima. Se teve um mal-estar,
um ataque cardíaco, desmaio ou uma intoxicação, por exemplo. Ou se sofreu uma
colisão automobilística, queda, queimaduras. A segunda parte é acionar os
profissionais de atendimentos pelos números 193, 192, 190, 199 e 153.
É preciso ter noções básicas
sobre avaliação de sinais vitais, estabilização de fraturas, contenção de
hemorragias, reanimação cardiorrespiratória, desobstrução de vias aéreas por
corpos estranhos e ações durante o abandono de edificações em situações de
pânico.
De acordo com Charles Schnorr, que é ligado à Gerência de Programas
Suplementares, essas ações fazem com que as pessoas despertem para uma cultura
mais prevencionista diante de possíveis
emergências. Além disso, desenvolvem uma postura mais proativa ao efetuar os
primeiros atendimentos até a chegada do socorro profissional.
Foto: Hermeto Garcia
Foto: Hermeto Garcia
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