Congresso discute Educação Integral
11:41:00Unknown
Realizado
pela Secretaria Municipal de Educação, o evento ocorrerá de 3 a 5 de fevereiro
Em sua quarta edição, o COEB
busca proporcionar discussões a respeito de políticas públicas para a Educação
Integral que envolvam a educação infantil, fundamental e a educação de jovens,
adultos e Idosos (EJA). Na segunda-feira, a abertura do congresso será feita
pelo prefeito Cesar Souza Junior e pelo Secretário Rodolfo Joaquim Pinto da
Luz.
Desafios
e perspectivas
A
abertura das atividades, na segunda-feira (03), será feita por Ariana Cosme,
professora da Universidade do Porto, em Portugal, com a Conferência “Educação
integral”. Ariana é autora de cerca de 15 livros e mais de 250 outras
publicação, entre capítulos de livros e revistas. Em diversos artigos aborda a responsabilidade
social da escola, reinvenção da educação escolar e a gestão flexível do
currículo. A palestrante internacional tem Licenciatura e Doutorado em Ciências
da Educação.
Na
terça-feira (04), a pedagoga Geovana Mendonça Lunardi
Mendes falará sobre a “Docência e desafios contemporâneos frente à Educação Integral”. Juares Thiesen,
doutor em ciências pedagógicas, abordará a “Reorganização curricular da
Educação Básica na perspectiva da Educação Integral”.
Finalizando
a manhã do segundo dia, a doutora em educação Suely Amaral Mello vai falar sobre “O Papel do professor
na formação da inteligência das crianças”. Entre os temas discutidos estará a
influência da teoria histórico-cultural na educação e a brincadeira como uma
das atividades que impulsionam o desenvolvimento nas diferentes faixas etárias.
No
período da tarde, Maria do Pilar Lacerda Almeida e Silva, especialista em Gestão de Sistemas
Educacionais, ministrará a respeito de “Políticas públicas na educação integral: aspectos legais, financeiros e
pedagógicos”. José Vicente de Freitas, que atua na área da Educação
Ambiental e desenvolvimento sustentável, falará sobre a escola sustentável na
dimensão do currículo, gestão e espaço físico.
A
doutora em educação, Rosângela Machado,
proferirá a palestra “Organização curricular e as diferenças na escola na
perspectiva da educação integral”. A profissional apontará o sentido das
diferenças na perspectiva da educação inclusiva. Elvira
Souza Lima, pesquisadora
em desenvolvimento humano, tratará sobre
“Aprendizagem e as contribuições da neurociência”, abordando as implicações da
neurociência, estudo do sistema
nervoso: sua estrutura, seu desenvolvimento, funcionamento, evolução, relação
com o comportamento e a mente, e também suas alterações, para a prática
educacional.
Emancipação dos sujeitos
O ultimo dia do evento,
quarta-feira (05), contará com a conferência “Educação Integral como
emancipação dos sujeitos: articulação entre os diferentes saberes discursos e
práticas”, ministrada por Reinaldo Matias Fleuri. O profissional é doutor em Educação pela Universidade Estadual de
Campinas (SP) e realizou estágios de pós-doutorado na Università degli Studi di
Perugia, Itália.
Trocando experiências da
rede
Irão participar do
Congresso de Educação Básica 2014, 10 trabalhos previamente selecionados. Os
projetos são divididos em duas modalidades: Comunicação Oral de Pesquisa e
Relato de Experiência. O COEB ocorrerá de 3 a 5 de fevereiro, no Centro de
Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina.
Selecionada para a
modalidade Comunicação Oral de Pesquisa, está Ana Paula Gomes Cuzziol, com o
trabalho “Raidaidai... Raidaidai e as múltiplas formas de expressão: uma
reflexão acerca das estratégias comunicativas e da capacidade de resolver
problemas dos bebês no convívio com outros bebês”.
Nivia Barros
Escouto defenderá a “Formação do leitor-literário na educação infantil: a
interação da palavra da vida cotidiana com a palavra literária”. Ela teve como
local de estudo a Creche Municipal Waldemar da Silva Filho, na Trindade.
Patrícia Regina Silveira de Sá Brant
participará da modalidade com: “O perfil desejado – A invenção da professora de
educação infantil da rede municipal de ensino de Florianópolis”.
Outro trabalho
escolhido foi o de Caroline Guião Coelho Neubert, que desenvolveu seu projeto
na Escola Básica Municipal Anísio Teixeira, na Costeira do Pirajubaé, com o
título: “Cadernos Escolares e Prática Pedagógica”.
Relatos
Na modalidade
Relatos de Experiências está a professora Regina Lima, que teve como objeto de
estudo a Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, na Cachoeira
do Bom Jesus. A profissional vai abordar a “Educação Integral da EBIAS: o
programa mais educação como transitoriedade e ação indutora”.
Outro projeto que
foi realizado na EBIAS é o elaborado por Diane Schilieck, Regina Lima, Monica Auga Dias Leite e Ícaro Pereira. Diane apresentará em nome dos
colegas o relato do “Blog da Horta Escolar”.
“Cultura indígena na sala de aula: uma
experiência de currículo integrado” é o título da experiência desenvolvida na
Escola Básica Municipal Batista Pereira, no Alto Ribeirão. Rose Aguiar e Silva,
Simone dos Santos, Ricardo Pinho, Elika da Silva, Rita Casales da Silva,
Karoliniy Correia, Juciara Carvalho, Santiago Siqueira e Milana Lazzaris são os
autores.
Anne Marie Tribess
Onesti realizou na Creche Maria Nair da Silva, na Fazenda do Rio Tavares, o
projeto “Autores Mirins”.
Fabiana Blasius
Jeremias, Elaine Alves Laurindo, Flávio Tadeu P. de Oliveira, Eliandra Moraes
Pires e Jussara Brigo, representarão a Escola Básica Luiz Cândido da Luz, na
Vargem do Bom Jesus. O tema será “O facebook utilizado como ferramenta de
interação no ensino da matemática”.
O professor
Santiago Alves Siqueira, da Escola Básica Batista Pereira, no Alto Ribeirão,
integra o COEB com “O urbano e o rural na ilha de Santa Catarina: Relato de uma
saída de campo”. O profissional realizou o trabalho em parceria com Milana
Cristina Lazzaris, João Ricardo Goulart Eller, Lívia Corrêa Crispim, Maiara
Querino, Mariana Maragno Reinheimer e Thiago Henrique.
Dados da rede
Atualmente a Rede Municipal de
Ensino atende 4.354 alunos em tempo integral, divididos em 19 escolas. Em 2014
a Escola Desdobrada Lupércio Belarmino da Silva será incluída
e todas as 17 escolas restantes contam com turmas com atividades em tempo
integral.
Entre as
atividades do Programa Educação Integral estão ações relacionadas ao meio
ambiente, Ciência e Tecnologia, Educação Complementar, Esporte na Escola, e aos
projetos Nossa Rede Encanta e TOPAS, Todos Podem Aprender Sempre.
Total de
escolas: 20
1.
EBM Acácio Garibaldi São
Thiago - 205 estudantes
2.
EBM Albertina Madalena
Dias - 100 estudantes
3.
EBM Anísio Teixeira
- 150 estudantes
4.
EBM Brigadeiro Eduardo
Gomes - 100 estudantes
5.
EBM Dilma Lúcia dos Santos
- 100 estudantes
6.
EBM Donícia Maria da
Costa - 150 estudantes
7.
EBM Henrique Veras - 190
estudantes
8.
EBM Intendente Aricomedes
da Silva - 240 estudantes
9.
EBM José Amaro Cordeiro -
150 estudantes
10.
EBM Luiz Cândido da
Luz - 510 estudantes
11.
EBM Mâncio Costa - 120
estudantes
12.
EBM Maria Conceição Nunes
- 100 estudantes
13.
EBM Osmar Cunha - 200
estudantes
14.
EBM Vitor Miguel de
Souza - 120 estudantes
15.
EDM Adotiva Liberato
Valentim - 100 estudantes
16.
EDM José Jacinto Cardoso
- 171 estudantes
17.
EDM Osvaldo Galupo
- 70 estudantes
18.
EBM Herondina Medeiros
Zeferino – 120 estudantes
19.
EBM
Batista Pereira – 100 estudantes
20. ED
Lupércio Belarmino da Silva
Programação:
1º. DIA - 03/02/14 – SEGUNDA-FEIRA (VESPERTINO)
13h - Credenciamento
Local: Hall de Entrada
15h - Solenidade de Abertura
Local: Auditório Garapuvu
16h - Conferência 1:
A EDUCAÇÃO INTEGRAL E TEMPO INTEGRAL
Conferencista : Ariane Cosme
17h30 - Atividades Culturais
2º. DIA - 04/02/14 - TERÇA-FEIRA (MATUTINO)
8h30 às 10h - Apresentação de Trabalhos Comunicação na modalidade
“Comunicação Oral de Pesquisa”
EIXO 2: CURRÍCULO
Debatedor: Vânio Cesar Seemann
Local: Auditório: Garapuvu
Ana Paula Gomes Cuzziol - “Raidaidai...
Raidaidai!” e as múltiplas formas de expressão: uma reflexão acerca das
estratégias comunicativas e da capacidade de resolver problemas dos bebês no
convívio com outros bebês
Nivia Barros Escouto - A formação do
leitor-literário na educação infantil: a interação da palavra da vida cotidiana
com a palavra literária
EIXO 3: PRÁTICAS ESCOLARES E
DOCÊNCIA
Debatedor: Cristina Doneda Losso
Local: Auditório: Pitangueira/Aroeira
Patrícia Regina Silveira de Sá Brant -
Do perfil desejado - a invenção da Professora de Educação Infantil da Rede
Municipal de Ensino de Florianópolis
Caroline Guião Coelho Neubert - Os sentidos
atribuídos pelas crianças aos seus cadernos escolares
10h às 10h30 - Intervalo
10h30 às 12h - Palestras
Palestra 1:
DOCÊNCIA E DESAFIOS
CONTEMPORÂNEOS FRENTE A EDUCAÇÃO INTEGRAL
Palestrante: Geovana Mendonça Lunardi Mendes
Coordenador de mesa: Gisele Pereira Jacques
Local: Auditório: Pitangueira/Aroeira
Ementa: Necessidade de formação constante aos docentes
envolvidos com a educação integral que objetive a ampliação de concepções e
práticas para sua atuação. Formação com ênfase na dimensão cultural de todos os
sujeitos envolvidos no processo educativo.
Palestra 2:
REORGANIZAÇÃO CURRICULAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA
PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL.
Palestrante: Juares Thiesen
Coordenador de mesa: Sônia Santos Lima de Carvalho
Local: Auditório: Goiabeira/Laranjeira
Ementa: Educação Integral como um
processo de formação humana em todas as suas dimensões. Ampliação de matrizes
curriculares. Adoção de práticas que transcendam o âmbito institucionalizado.
Palestra 3:
O PAPEL DO PROFESSOR NA FORMAÇÃO DA INTELIGÊNCIA DAS
CRIANÇAS
Palestrante: Suely Amaral
Coordenador de mesa: Sonia Fernandes
Local: Auditório: Garapuvu
Ementa: A influência da teoria
histórico-cultural na educação. O papel do professor na aprendizagem das
crianças no contexto educativo. A brincadeira como uma das atividades
preponderantes e impulsionadora do desenvolvimento nas diferentes faixas
etárias.
12h às 13h30 - Intervalo
2º. DIA - 04/02/14 - TERÇA-FEIRA (VESPERTINO)
13h30 às 15h - Conferência 2
POLÍTICAS PÚBLICAS NA EDUCAÇÃO INTEGRAL: ASPECTOS LEGAIS,
FINANCEIROS E PEDAGÓGICOS.
Conferencista: Maria do Pilar
Coordenador de mesa: Cláudia Zanela
Local: Auditório: Garapuvu
Ementa: Garantia pelo Estado de políticas públicas que incluam
as propostas das instituições educativas. Aspectos quantitativos e qualitativos
para uma educação integral de forma progressiva. Metas e estratégias previstas
no PNE para a educação integral. Investimento anual-PIB
15h às 15h30 - Intervalo
15h30 às 17h - Palestras
Palestra 1:
EDUCAÇÃO INTEGRAL E ESCOLAS
SUSTENTÁVEIS
Palestrante: José Vicente de Freitas
Coordenador de mesa: Sueli Amália de Andrade
Local: Auditório: Goiabeira/Laranjeira
Ementa: Escola sustentável na
dimensão do currículo, gestão e espaço físico. Implicações da implantação de
escolas sustentáveis na qualidade da educação integral. Práticas exitosas.
Palestra 2:
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E AS DIFERENÇAS NA ESCOLA NA
PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL
Palestrante: Rosângela Machado
Coordenador de mesa: Elaine de Paula
Local: Auditório: Pitangueira/Aroeira
Ementa: Educação integral e o sentido
das diferenças na perspectiva da educação inclusiva. O currículo e a questão
das diferenças. Reorganização escolar a partir da perspectiva da educação
integral, tempo integral e diferenças. Questões sobre mudanças voltadas para a
educação integral e a escola aberta às diferenças.
Palestra 3:
APRENDIZAGEM E AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA
Palestrante: Elvira Souza Lima
Coordenador de mesa: Ana Regina Ferreira de Barcelos
Local: Auditório: Garapuvu
Ementa: O desenvolvimento e aprendizagem dos sujeitos a
partir das contribuições da neurociência. Implicações da neurociência para a
prática educacional.
3º. DIA - 05/02/14 - QUARTA-FEIRA (MATUTINO)
8h30 às 10h – Apresentação de Trabalhos na modalidade “Relato de
Experiência”
EIXO 1: POLÍTICAS E GESTÃO DA
EDUCAÇÃO INTEGRAL E TEMPO INTEGRAL
Debatedor: Maria José da Costa Brandão
Local: Auditório: Goiabeira/Laranjeira
Regina Lima - Educação Integral
na EBIAS: o programa mais educação como transitoriedade e ação indutora
Diane Schlieck - Blog da Horta
Escolar
EIXO 2: CURRÍCULO
Debatedor: Cláudia Zanela
Local: Auditório: Pitangueira/Aroeira
Rose de Fátima Pinheiro Aguiar e Silva -
Cultura indígena na sala de aula: uma experiência de currículo integrado
Anne Marie Tribess Onesti - Projeto autores
mirins
EIXO 3: PRÁTICAS ESCOLARES E
DOCÊNCIA
Debatedor: Rosângela Machado
Local: Auditório: Garapuvu
Eliandra Moraes Pires - O Facebook
utilizado como ferramenta de interação no ensino da matemática
Santiago Alves de Siqueira - O urbano e o
rural na Ilha de Santa Catarina: relato de uma saída de campo
10h às 10h30 - Intervalo
10h30 - Conferência 3:
EDUCAÇÃO INTEGRAL COMO EMANCIPAÇÃO DOS SUJEITOS:
ARTICULAÇÃO ENTRE OS DIFERENTES SABERES DISCURSOS E PRÁTICAS
Conferencista: Reinaldo Matias Fleuri
Local:
Auditório Garapuvu
Ementa: A educação integral como uma possível
reinvenção dos caminhos da emancipação social das crianças e adolescentes,
tanto no âmbito da educação institucionalizada como na interlocução com outros
saberes.
11h30 - Solenidade de Encerramento
Local: Auditório Garapuvu



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