Educação inclusiva da Capital é destaque em conferência na Índia
15:33:00Unknown
Representante da SME, Rosângela
Machado ministrou palestra em Nova Delhi
O governo da Índia quis conhecer como a capital catarinense
inclui na educação regular crianças e jovens com deficiência e com autismo e
como foram redimensionados os serviços para se adequar a essa política.
Uma vez que Florianópolis é uma referência nacional, Rosângela
Machado, Gerente de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação, foi
convidada pelo país asiático para participar da “Primeira Conferência
Internacional sobre Inclusão das Pessoas com Deficiência”. O evento ocorreu em Nova
Delhi.
Em sua palestra, tratou não só da educação inclusiva em
Florianópolis, mas também no Brasil, quando falou das iniciativas em favor do
direito de todos os estudantes à educação no ensino regular e os novos serviços
de educação especial propostos pela Política Nacional de Educação Especial do
Ministério da Educação.
Além de Rosângela, foram convidados especialistas dos Estados
Unidos e da África do Sul.
“Em Florianópolis, a educação especial, que não é substitutiva
da escola regular, é um trabalho complementar de qualidade à escolarização dos
estudantes com deficiência e com autismo, visando a acessibilidade a todos ao
ambiente e conhecimento escolares”, afirma Rosângela Machado.
De acordo com os
últimos dados, a rede municipal de ensino da capital catarinense é responsável
por 520 estudantes com algum tipo de deficiência e transtorno do espectro
autista, distribuídos na educação infantil, fundamental e na educação de
jovens, adultos e idosos.
Para dar atenção ao grupo, há 44 professores de educação
especial que atuam no atendimento educacional especializado e 130 auxiliares
para alunos que têm restrições na locomoção, não conseguem alimentar-se sozinhos
e necessitam de auxílio nos cuidados pessoais.
Há ainda dez professores e 12 intérpretes de Língua
Brasileira de Sinais (LIBRAS), além de 15 professores que atuam no Centro de
Atendimento Pedagógico para Alunos com Deficiência Visual – CAP.
São 22 salas multimeios, dotadas de instrumentos e
equipamentos, para o Atendimento Educacional Especializado. No CAP são
produzidos livros em Braille, livros e textos com caracteres ampliados, mapas
em alto-relevo, entre outros materiais acessíveis ao estudante com cegueira ou
com baixa visão. Todos os profissionais participam de formação continuada para
aprimoramento da prática de Atendimento Educacional Especializado.
Dificuldade de incluir
A Índia é uma República Federativa soberana, socialista e
democrática, composta por 28 estados e 7 territórios da união. É o segundo país
mais populoso do mundo com aproximadamente 1 bilhão e 200 milhões
de habitantes.
A primeira iniciativa legal referente a inclusão de pessoas com
deficiência nas unidades de ensino veio com a Política Nacional de Educação, de
1986, que introduziu a educação de crianças com deficiências leves na escola
regular e crianças com deficiências severas em escolas especiais.
Em 1995, o país avançou. A partir daquele ano ficou garantido
a toda criança com deficiência o direito à educação gratuita até os 18 anos em estabelecimentos
de ensino integrados ou especiais. Apesar dainiciativa, a população de crianças
e jovens com deficiência em idade escolar está em torno de 40 milhões, 85% das
quais ainda estão fora das escolas.
Anos de dedicação
Rosângela Machado é doutora em educação pela Universidade Estadual de Campinas.
Foi coordenadora-geral da Política de Educação Especial da Secretaria de
Educação Especial do Ministério da Educação, professora colaboradora da
Universidade do Vale do Itajaí e professora pesquisadora da Universidade
Federal do Ceará.
De 2001 a 2008 esteve á frente da Coordenadoria de Educação
Especial da Secretaria de Educação de Florianópolis . Atualmente é Gerente de
Educação Inclusiva da SME.




0 comentários