Princípios e diretrizes da Educação Básica em debate no COEB
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Tema será ministrado pelo professor Carlos Roberto Jamil
Cury, às 10h30, na UFSC
A abertura do COEB 2015, Congresso de Educação Básica, nesta
terça-feira (03), às 10h30, será feita por Carlos Roberto Jamil Cury, professor
da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC, com a Conferência
sobre os fundamentos, princípios e diretrizes da Educação Básica na perspectiva
da indissociabilidade de suas etapas e modalidades de ensino. O evento, promovido
pela Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis, ocorrerá no Centro de
Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina até quarta-feira.
Roberto possui
graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa
Senhora Medianeira, mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutorado em Educação:
História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São
Paulo. Fez seu pós-doutorado, em 1994, junto à Faculdade de Direito do Largo São
Francisco - USP. Junto à Université de Paris, continuou seus estudos
pós-doutorais. Fez estudos de pós-doutorado na École des Hauts Études en
Sciences Sociales, EHESS, França.
É professor
titular (aposentado) da Faculdade de Educação da Universidade federal de Minas
Gerais - UFMG da qual é professor emérito. Também foi pro-reitor adjunto de
pesquisa desta universidade. É professor adjunto da Pontifícia Universidade
Católica de Minas Gerais atuando na Graduação e Pós-Graduação. Foi membro do
Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais e membro do Conselho Nacional de
Educação (CNE) na Câmara de Educação Básica (CEB) da qual foi seu presidente
por duas vezes. Foi Presidente da CAPES em 2003 e membro do CTC da Educação
Básica (2009-2011) da CAPES.
Foi membro
da Comissão de Educação da Sociedade Brasileira para o Progresso da
Ciência - SBPC e membro atual do seu
Conselho Nacional . Foi também membro da Câmara de Ciências Humanas da FAPEMIG.
É membro do Conselho Superior da CAPES. Tem experiência na área de Direito à
Educação, atuando principalmente nos temas: lei de diretrizes e bases, política
educacional, legislação educacional e educação de jovens e adultos.



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