A magia do circo
14:22:00Professor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz
As crianças prepararam suas próprias vestimentas para brincadeira circense
Crianças entre dois e três anos estão tendo a oportunidade de vivenciar o mundo circense. Desenvolvido na Creche Municipal Monteiro Lobato, no bairro Carianos, o projeto quer despertar os pequenos para esta arte, juntamente com seus personagens e acessórios. “A Magia do Circo” está sob a responsabilidade das professoras Juliana Leal, Angelita Naibert e Georgia Barros.
No início do semestre, de uma caixa toda decorada, saiu uma coelhinha para a euforia da criançada. Eles descobriram que o bichinho faz parte das brincadeiras de quem trabalha em circo. Foi então, que entrou em cena a Jú, a mágica, interpretada pela professora Juliana. “As crianças não piscaram, todos estavam com olhos bem abertos e muitos atentos a todos os movimentos, mágicas e truques’, confidenciou a professora.
Num outro momento a turma de 17 crianças elaborou a sua indumentária. A confecção de cartolas, das capas e das varinhas mágicas, fizeram todos entrar no universo da imaginação em que existem palavras mágicas, que transformam e fazem surgir tudo o que quisermos: “sim, sim, salabim, faça com que uma moeda apareça”.
A bailarina Amanda Gonçalves, de 25 anos, sobrinha da professora Renata, fez uma apresentação especial. Isto impulsionou as crianças a ariscarem algumas piruetas, saltos e rodopios. Depois, meninos e meninas também produziram as suas roupas para entrarem no clima.
Os palhaços Leonardo e Cristina , do Circus Ferver, deram aulas para os pequenos sobre como pular de forma divertida em cama elástica e sobre acrobacia. Com roupa e nariz de palhaço, em sala, as crianças se deliciaram um pouco mais com a magia do circo.
Atualmente, os professores do chamado Grupo 3, da Creche Monteiro Lobato, trabalham com as crianças, por meio de livros, a trajetória dos animais nos espetáculos circenses. O trio Angelita, Georgia e Juliana, auxiliadas pela jornalista Ana Paula Gonçalves, elaboraram até um jornal (avaliação/registro) para ser encaminhado aos familiares das crianças: o Jornal do Circo.
0 comentários