Palestras e trabalhos científicos marcam o segundo dia do COEB
09:57:00Professor Rodolfo Joaquim Pinto da LuzPalestras e trabalhos científicos marcam o segundo dia do COEB
Na terça-feira (06/02) as atividades do COEB iniciam às 8h e 30 min. Pela manhã 15 profissionais da rede vão expor trabalhos científicos nos eixos temáticos: currículo e infância, aprendizagem e linguagens e aprendizagem nas diferentes dimensões. Além disso, seis profissionais apresentarão palestras simultâneas em diferentes espaços do Centro de Cultura e Eventos da UFSC.
No auditório Garapuvu, Eliana Bhering da Fundação Carlos Chagas abrirá o cronograma com a palestra “Currículo e infância” , detalhando o processo de transição entre educação infantil e ensino fundamental. Terezinha Bertin, escritora de livros na área de Língua Portuguesa debaterá no auditório Reitoria sobre aprendizagem e linguagens nas diferentes formas de comunicação, destacando os processos de alfabetização e letramento. Silvio Gallo da UNICAMP abordará o tema “Aprendizagem nas Diferentes Dimensões”, enfocando os assuntos educação inclusiva, meio ambiente e cultura de paz, a palestra será proferida no auditório Bosque da Ilha.
Trabalhos científicos
Os trabalhos de comunicação oral serão apresentados pelos profissionais da rede também nos auditórios Garapuvu, Reitoria e Bosque da Ilha. Após o evento os artigos serão publicados nos Anais Eletrônicos do COEB 2012 no site portal.pmf.sc.gov.br/sites/coeb .
Joselma Salazar de Castro
Por meio de um trabalho de pós-graduação, concluído em 2001, a educadora Joselma Castro analisou em uma creche pública de Florianópolis a linguagem dos bebês e como eles se comunicam entre si. O método utilizado pela professora para entender esse processo foi um diário de campo, além de filmagens e fotografias.
Na análise final, Joselma constatou que os olhares, risos, choros e expressões faciais dos bebês desencadeiam a descoberta das estratégias de comunicação.
Márcia Agostinho da Silva
A professora Márcia Silva apresentará o resultado de sua pesquisa sobre o lugar das crianças no processo inicial de escolarização. Em seu trabalho, a educadora buscou compreender como os pequenos vivenciam a experiência do primeiro ano do ensino fundamental. Com o estudo, Márcia entende que o diálogo é a principal ferramenta para a construção de uma escola atenta para atender as especificidades e necessidades das crianças nesse período.
Tatiane Márcia Fernandes
Com treze dissertações, a educadora Tatiane Fernandes buscou entender os dilemas enfrentados pelos professores de educação infantil. Dividindo o ensino em quatro partes; maternagem, ensino, educação e cuidado e múltiplas funções. Tatiane compreende que a função do educador está muito além da educação e do cuidado.
Daniel Godinho Berger
Com a dissertação “Trajetórias territoriais dos jovens da EJA”, Daniel Berger analisou numa das unidades da Educação de Jovens e Adultos da Capital, as experiências e trajetórias escolares vivenciadas por esses estudantes.
Willian Marques Pauli
Sendo a nova geração acostumada com tecnologias, o professor Willian Pauli acredita na importância de repensar a maneira de ensinar, em especial no que diz respeito à geografia. Em experiências vivenciadas em sala de aula, o professor pôde perceber que quando há inserção de ferramentas tecnológicas, consequentemente, os estudantes interagem mais com a disciplina.
Fernanda Cargnin Gonçalves
A alfabetização entra em pauta com o trabalho “Concepções de professores sobre gêneros textuais/discursivos na escola”. Fernanda Gonçalves realizou um estudo de caso em 2010 na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Por meio de questionários e entrevistas foi observado o domínio teórico dos professores ligados aos gêneros textuais/discursivos. A pesquisa chegou à conclusão que grande parte dos profissionais “já ouviu falar”, já leu algo em revistas de educação de grande circulação sobre o assunto, mas dificilmente fez leitura de livro ou artigo científico da área.
À Tarde
Na parte da tarde, a partir das 13h Júlio César Furtado da UNIABEU, Rio de Janeiro, ministrará a palestra “Docência e Alteridade”, falando sobre identidade docente, profissionalidade e cotidiano do professor. Maria Terezinha dos Santos, da Universidade Vale do Rio Verde, abordará o tema “Gestão e aprendizagem”, discorrendo sobre as formas de trabalhar em cargos de liderança com democracia e participação da comunidade. Daniel José da Silva, da Universidade Federal de Santa Catarina abordará o tema “Ética e sustentabilidade” desenvolvendo o tema da educação ambiental, interculturalidade e políticas educacionais.
Programação do 2º Dia – 07/02/12 – Terça-feira
8h30min - Palestras e Comunicação Oral
- Auditório Garapuvu – CCE:
Palestra Currículo e Infância. Eliana Maria Bahia Bhering – Fundação Carlos Chagas.
Comunicação Oral:
- Joselma Salazar de Castro: A constituição da linguagem e as estratégias de comunicação dos e entre os bebês no contexto coletivo da
Educação Infantil;
- Márcia Agostinho da Silva: O lugar das crianças no processo inicial de escolarização no Ensino Fundamental.
- Auditório Reitoria
Palestra Aprendizagem e Linguagens. Terezinha Costa Hashimoto Bertin – Escritora de Livros na área de Língua Portuguesa.
Comunicação Oral:
- Fernanda Cargnin Gonçalves: Concepções de professores sobre gêneros textuais/discursivos na escola;
- Tatiane Márcia Fernandes: Professoras da Educação Infantil: dilemas da constituição de uma especificidade profissional. Uma análise sobre a produção científica brasileira (1996-2009).
- Auditório Bosque da Ilha - CCE:
Palestra Aprendizagem nas Diferentes Dimensões. Silvio Donizetti de Oliveira Gallo – UNICAMP
Comunicação Oral:
- Daniel Godinho Berger: Trajetórias Territoriais dos Jovens da EJA;
- Willian Marques Pauli: O ensino de Geografia e as novas possibilidades pedagógicas construídas a partir da utilização de ambientes virtuais de aprendizagem.
13h – Exposição de Painéis (Hall de Exposições – CCE)
13h30min – Conferência Currículo em Rede. Gladys Mary Ghizoni
Teive - UDESC (Auditório Garapuvu – CCE)
15h – Exposição de Painéis (Hall de Exposições – CCE)
15h30min – Palestras:
- Docência e Alteridade. Júlio César Furtado dos Santos – UNIABE- Centro Universitário -RJ (Auditório Garapuvu – CCE)
- Gestão e Aprendizagem. Maria Terezinha da Consolação Teixeira dos Santos - Universidade Vale do Rio Verde (Auditório Bosque da Ilha - CCE)
- Educação, Ética e Sustentabilidade. Daniel José da Silva – UFSC (Auditório Reitoria)
1 comentários
Compartilhando Fala do professor António Nóvoa no COEB 2012 link http://youtu.be/iLOV6ApMH5E
ResponderExcluirFraterno abraço,
Santiago Siqueira