Tempo Integral diminui evasão escolar, repetência e distorção idade-série
09:46:00Professor Rodolfo Joaquim Pinto da LuzO programa deve atender este ano 8.600 alunos na rede municipal de ensino
Apoio pedagógico em Matemática e Língua Portuguesa e oficinas de teatro, judô, karatê, capoeira, dança, futebol e informática. Estas são algumas ações do Programa Educação Integral da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Os benefícios são constatados por meio de números, divulgados pela Secretaria de Educação. Com o programa, a evasão escolar baixou de 1,14%, registrado em 2004, para 0,62%, e a repetência caiu de 9% para 1,99%. A distorção idade-série, em 2006, estava em 17,5% e hoje é de apenas 4%.
A essência é a permanência da criança e do adolescente pela manhã e à tarde no ambiente escolar. Num período, todos têm aulas normais e no contraturno há um reforço escolar e oferecidas oficinas pedagógicas. Para este ano, a ideia é resgatar a autoestima e capacitar para aprendizagem efetiva um universo de 8.600 estudantes de 6 a 15 anos. Os participantes têm direito a almoço e lanche, com cardápios monitorados por nutricionistas.
Tripé
O tempo integral é realidade pelo esforço de várias iniciativas, entre elas o programa Mais Educação, em parceria com o Ministério da Educação, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. O programa visa qualificar a experiência educativa de crianças e jovens.
As atividades optativas ofertadas são referentes ao acompanhamento pedagógico; meio ambiente; esporte e lazer; direitos humanos e cidadania; cultura e artes; saúde, alimentação e prevenção; e inclusão digital.
Na mesma linha está o programa Educação Complementar, apoiado por convênios com ONGs, Centros de Educação Complementar e instituições de assistência social. A iniciativa proporciona atividades aos alunos que se encontram, sobretudo, em situação de vulnerabilidade social.
As escolas escolhem os projetos considerando sua política pedagógica e as necessidades dos alunos. Para tanto, são contratados professores específicos ou designados professores efetivos especializados.
A educação em tempo integral ainda conta com o projeto Todos Podem Aprender Sempre (TOPAS). Focado na reversão dos índices de distorção idade-série, um currículo específico foi elaborado para desenvolver as diversas dimensões dos alunos e possibilitar a formação e exercício da cidadania. Entre as atividades realizadas estão leitura e escrita; artes; cálculo e resolução de problemas; participação comunitária; ambiente e sustentabilidade; e ética.
Aulas, seminários, saídas de campo e pesquisas também fazem parte da rotina. O projeto é destinado para alunos que repetem o ano no mínimo duas vezes.
Avanços na Educação
Modalidade | | Situação por ano | | Alunos | |
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Evasão escolar | | 2004-1,14% | | 167 | |
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2011-0,62% | | 97 | | | |
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Repetência | | 2004-9% | | 1.599 | |
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2011-1,99% | | 313 | | | |
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Distorção idade-série | | 2006-17,5% | | 2.789 | |
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2011-4% | | 638 | | | |
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