Uma viagem com o Pequeno Príncipe

16:49:00Cristiana

Alunos da Escola Básica Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes produzem quadros sobre o personagem do escritor francês Saint-Exupéry


        O Pequeno Príncipe pelo Mundo. Este é o nome do projeto desenvolvido pela Professora de Artes Plásticas, da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, no Campeche, com duas turmas do 6º ano (61 e 62). Ana Paula Giron, que trabalha há 13 anos na rede de ensino, incentivou no ano passado a criançada a produzir desenhos e quadros em tecido sobre o famoso personagem criado pelo escritor e aviador francês Antoine Saint Exupéry. O projeto permitiu que os alunos conhecessem a história e trajetória do autor do livro O Pequeno Príncipe.
  
      Nos desenhos e quadros aparece o menino príncipe em viagem pelo de Janeiro, Paris, Roma. Ele também é retratado na Ilha de Santa Catarina tendo na paisagem a Ponte Hercílio Luz, além da dança do boi-de-mamão, por intermédio da maricota, cavalinho e bernunça.


        Com o material produzido especificamente a respeito do personagem em Florianópolis, a professora Ana Paula assinala que os alunos, moradores da região, começaram a perceber que a comunidade tem uma ligação forte com Saint-Exupéry e a sua obra. “A criançada se deu conta que o escritor já esteve na Ilha e que a via principal do bairro leva o nome de Pequeno Príncipe em homenagem ao europeu. Essa cultura adquirida certamente será repassada adiante”.  
Zeperri

        Saint Exupéry foi piloto da Companhia Génerale Aéropostale, hoje Air France, pioneira no serviço de correio aéreo. Na América do Sul, a companhia passava pelo Brasil, Uruguai, Argentina e Chile. Das 11 escalas no Brasil, uma delas era em Florianópolis, na Praia do Campeche, durante os anos 1920 e 1930.  O casarão onde funcionou a base da Aérpostale, que será transformado em Centro Cultural, fica bem ao lado da Escola Brigadeiro Eduardo Gomes.  Saint Exupéry era chamado pelos ilhéus de “Zeperri”, devido à dificuldade de pronunciarem o sobrenome dele. Na região, o francês tornou-se amigo de Manoel Inácio, o Seu Deca. O morador ensinou o escritor e aviador a pescar e preparar corvina e pampo.

You Might Also Like

1 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato