“Um pedacinho de terra” vence prêmio do Ministério da Cultura

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Projeto é da Creche Monteiro Lobato, do Carianos


A Creche Municipal Monteiro Lobato, no Carianos, criou o projeto “Um pedacinho de terra perdido no mar... conhecendo Florianópolis". Na rede municipal de ensino, com essa proposta ganhou o prêmio nacional do Ministério da Cultura “Escola: lugar de brincadeira, cultura e diversidade”. Também foram vencedores o Núcleo de Educação Infantil Canto da Lagoa (Canto da Lagoa) e Núcleo de Educação infantil Maria Salomé dos Santos (Sambaqui).

Cada instituição terá direito a R$ 10 mil. O dinheiro deverá ser aplicado necessariamente na unidade, conforme as prioridades da comunidade escolar.

Promovido em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFCE), o prêmio tem o objetivo de identificar, reconhecer, fomentar e incentivar práticas lúdicas, artísticas e culturais nas instituições públicas de educação infantil.


 Descobrir a Ilha de Santa Catarina, com suas belezas naturais e sua história, além do funcionamento da cidade e seus personagens, os “manezinhos”, foi o objetivo do trabalho.

As professoras Jamira Furlani, Nara Alice Costa e Georgia Barros proporcionaram aos pequenos exploradores visitas a diversos pontos históricos e turísticos da capital catarinense. Conforme Jamira Furlani, para vivenciar um pouco da Ilha, a criançada precisa estar nos locais que guardam a memória de Florianópolis, como construções e monumentos.

Pequenos de 5 anos  visitaram a Ponte Hercílio Luz, Forte Santana, Catedral
Metropolitana, Praça XV de Novembro, Mercado Público, Largo da Alfândega, Palácio cruz e Sousa, Lagoa da Conceição, entre tantos lugares. 


Conheceram a trajetória do município, que de Desterro transformou-se em Florianópolis. Aprenderam sobre o funcionamento da cidade: de onde vem a água e para onde vai o esgoto, o transporte coletivo, quem administra a cidade.

Estudaram algumas personalidades, como é o caso da rendeira Rose, do poeta Zininho, autor do Rancho de Amor à Ilha, que é o hino da cidade, e o artista plástico Valdir Agostinho, assim como o ex-tenista Gustavo Kuerten.

Tiveram contato com manifestações tradicionais, a exemplo do boi-de-mamão, pau de fita e arte em cerâmica.


“Fortalecer a identidade cultural nas crianças é um ponto importante da educação infantil e essa identidade passa, inicialmente, pela história de suas famílias, pelas manifestações culturais e históricas do local onde ela vive”, destaca Jamira Furlani.

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