“Um pedacinho de terra” vence prêmio do Ministério da Cultura
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Projeto é da Creche Monteiro Lobato, do Carianos
A Creche Municipal Monteiro
Lobato, no Carianos, criou o projeto “Um
pedacinho de terra perdido no mar... conhecendo Florianópolis". Na rede
municipal de ensino, com essa proposta ganhou o prêmio nacional do Ministério
da Cultura “Escola: lugar de brincadeira, cultura e diversidade”.
Também foram vencedores o Núcleo de Educação Infantil Canto da Lagoa
(Canto da Lagoa) e Núcleo de Educação infantil Maria Salomé dos Santos
(Sambaqui).
Cada instituição terá direito
a R$ 10 mil. O dinheiro deverá ser aplicado necessariamente na unidade,
conforme as prioridades da comunidade escolar.
Promovido em parceria com a
Universidade Federal do Ceará (UFCE), o prêmio tem o objetivo
de identificar, reconhecer, fomentar e incentivar práticas lúdicas,
artísticas e culturais nas instituições públicas de educação infantil.
Descobrir a Ilha
de Santa Catarina, com suas belezas naturais e sua história, além do
funcionamento da cidade e seus personagens, os “manezinhos”, foi o objetivo do
trabalho.
As professoras Jamira Furlani,
Nara Alice Costa e Georgia Barros proporcionaram aos pequenos exploradores
visitas a diversos pontos históricos e turísticos da capital catarinense.
Conforme Jamira Furlani, para vivenciar um pouco da Ilha, a criançada precisa
estar nos locais que guardam a memória de Florianópolis, como construções e
monumentos.
Pequenos de 5 anos visitaram a Ponte Hercílio Luz, Forte Santana,
Catedral
Metropolitana, Praça XV de Novembro, Mercado Público, Largo da
Alfândega, Palácio cruz e Sousa, Lagoa da Conceição, entre tantos lugares.
Conheceram a trajetória do
município, que de Desterro transformou-se em Florianópolis. Aprenderam sobre o
funcionamento da cidade: de onde vem a água e para onde vai o esgoto, o
transporte coletivo, quem administra a cidade.
Estudaram algumas
personalidades, como é o caso da rendeira Rose, do poeta Zininho, autor do
Rancho de Amor à Ilha, que é o hino da cidade, e o artista plástico Valdir
Agostinho, assim como o ex-tenista Gustavo Kuerten.
Tiveram contato com
manifestações tradicionais, a exemplo do boi-de-mamão, pau de fita e arte em
cerâmica.
“Fortalecer a identidade
cultural nas crianças é um ponto importante da educação infantil e essa
identidade passa, inicialmente, pela história de suas famílias, pelas
manifestações culturais e históricas do local onde ela vive”, destaca Jamira
Furlani.
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