Avaliação da Qualidade da Educação Infantil

15:44:00valentimvibes

Proposta é para analisar os ambientes das creches e núcleos de educação infantil (Nei’s)

Em 2010, a Secretaria de Educação de Florianópolis integrou uma pesquisa com outras 05 capitais brasileiras sobre avaliação da Educação Infantil. O setor da capital catarinense ficou em 1º lugar. O levantamento foi encomendado pelo MEC, financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, BID, e executado pela Fundação Carlos Chagas.

Atualmente, a Fundação Carlos Chagas está desenvolvendo a avaliação da qualidade da Educação Infantil em Florianópolis, não apenas com amostragem, mas em todas as creches e núcleos de educação infantil.  O projeto não é para classificar cada professor ou cada criança.

A proposta é avaliar a qualidade dos ambientes das creches e núcleos de educação infantil (Nei’s). Além disso, desenvolver e implantar um sistema contínuo de monitoramento das políticas e das ações da gestão municipal, bem como propor recomendações para a concepção do plano de formação continuada dos professores e uma proposta de acompanhamento das crianças ao longo da educação infantil.


Será levado em conta a infraestrutura dos estabelecimentos. Se o mobiliário da unidade é adequado e suficiente, se o espaço físico possibilita a boa movimentação das crianças em brincadeiras e aprendizagens, se há livros suficientes, se há brinquedos para todos e de que forma é feita a organização da sala. Esses são alguns exemplos.

Em relação ao processo educativo, dentre outros itens, a pesquisa analisa o uso de linguagem para desenvolver o raciocínio das crianças, Interação entre as crianças, Interação entre professores e crianças, as diversas atividades desenvolvidas e   o envolvimento das famílias na educação das crianças.

No valor de R$ 1, 8 milhão, com aplicação em cinco anos, o projeto  é financiado pelo BID.


You Might Also Like

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato