Gerente de Educação Inclusiva da SME palestra em Brasília
17:50:00Unknown
Rosângela
Machado transmitirá sua experiência a membros do Ministério Público de todo o
país
Nesta quarta-feira (15), em
Brasília, Rosângela Machado, Gerente de Educação Inclusiva da Secretaria
Municipal de Educação, falou para promotores de justiça de todo o Brasil.
Promovido pelo Conselho Nacional do Ministério público, o evento é intitulado
“Ação Nacional – Multiplicando a Estratégia – Em defesa da educação inclusiva”.
A Capital catarinense é exemplo para o Brasil na área.
O encontro discute
estratégias voltadas ao aprimoramento da atuação do MP brasileiro na defesa das
pessoas com deficiência. Em sua palestra, Rosângela tratou das iniciativas em
favor do direito de todos os estudantes à educação no ensino regular. “A diferença é uma condição humana, presente
no nosso dia a dia e deve ser tratada desta forma.”, relata Rosângela.
Florianópolis
é destaque
De acordo com os últimos
dados, a rede municipal de ensino da capital catarinense é responsável por 520
estudantes com algum tipo de deficiência e transtorno do espectro autista,
distribuídos na educação infantil, fundamental e na educação de jovens, adultos
e idosos.
Para dar atenção ao grupo, há 44 professores
de educação especial que atuam no atendimento educacional especializado e 130
auxiliares para alunos que têm restrições na locomoção, não conseguem
alimentar-se sozinhos e necessitam de auxílio nos cuidados pessoais.
Há ainda dez professores e 12 intérpretes de
Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), além de 15 professores que atuam no
Centro de Atendimento Pedagógico para Alunos com Deficiência Visual – CAP.
São 22 salas multimeios,
dotadas de instrumentos e equipamentos, para o Atendimento Educacional
Especializado. No CAP são produzidos livros em Braille, livros e textos com
caracteres ampliados, mapas em alto-relevo, entre outros materiais acessíveis
ao estudante com cegueira ou com baixa visão. Todos os profissionais participam
de formação continuada para aprimoramento da prática de Atendimento Educacional
Especializado.
Dificuldade
de incluir
A primeira iniciativa oficial
referente à inclusão de pessoas com deficiência nas unidades de ensino veio com
a Política Nacional de Educação, de 1986, que introduziu a educação de crianças
com deficiências leves na escola regular e crianças com deficiências severas em
escolas especiais.
Em 1995, o país avançou. A
partir daquele ano ficou garantido a toda criança com deficiência o direito à
educação gratuita até os 18 anos em estabelecimentos de ensino integrados ou
especiais. Apesar da iniciativa, a população de crianças e jovens com
deficiência em idade escolar está em torno de 40 milhões, 85% das quais ainda
estão fora das escolas.
Anos
de dedicação
Rosângela Machado é doutora
em educação pela Universidade Estadual de Campinas. Foi coordenadora-geral da
Política de Educação Especial da Secretaria de Educação Especial do Ministério
da Educação, professora colaboradora da Universidade do Vale do Itajaí e
professora pesquisadora da Universidade Federal do Ceará.
De 2001 a 2008, esteve á
frente da Coordenadoria de Educação Especial da Secretaria de Educação de
Florianópolis. Atualmente, é gerente de Educação Inclusiva da SME.
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