Mundo do faz de conta cultiva sorrisos na Creche Maria Nair da Silva

11:24:00Kamila R. Brito



A atividade faz parte do projeto “Teatro”

A atividade movimentou toda a escola


Os pequenos da Creche Maria Nair da Silva, localizada no Rio Tavares, assistiram a readaptação do clássico Chapeuzinho Vermelho, que contou com a interpretação dos professores da unidade.

Mais de 100 crianças, entre 4 meses e 6 anos, participaram da proposta pedagógica.

No enredo da peça, Dona Chica (mãe de Chapeuzinho) pede que a menina leve alguns alimentos saudáveis para a avó que está muito doente e mora sozinha. Porém, no caminho, ela se depara com o Lobo, que a ilude e a convence a se aproximar de uma colmeia. Sem saber do perigo que corre, Chapeuzinho é atacada por um enxame de abelhas e desmaia com as picadas. Ao acordar, encontra-se com a abelha rainha, que fala sobre a vida na colméia. Logo, as duas vão para a casa da avó de Chapeuzinho.  A Vovó é encontrada em um armário, trancada. Juntas elas espantam o Lobo e tudo acaba bem.

O teatro contou com a produção dos figurinos dos personagens e do cenário

As professoras da creche: Adriana Alvez Madalena, Jéssica Helelena Santos Abreu, Jolei Aparecida da Silva, Valdete Lopez da Silva, interpretaram os personagens na peça. O diretor da unidade, Marcel Noznica Penessor, também colaborou sendo o narrador da história. As funcionárias Janete Tomaz de Farias e Ivete Caetano auxiliaram no cenário.

A história da Chapeuzinho Vermelho foi inserida na dramatização devido ao tema da Festa da Família: “literatura”, que será realizada no dia 19 de julho.  

O evento ocorre uma vez ao ano e tem como finalidade unir as famílias e toda a comunidade escolar.  De acordo com a escolha do tema as crianças estão pesquisando sobre fábulas, narrativas e poesias. No dia da festa acontecerá todas as encenações escolhidas pelas turmas.



O Projeto

A dramatização faz parte do projeto “Teatro” desenvolvido na unidade desde 2012. A ideia partiu da professora Cristiane Duarte, que escreve as histórias, adaptações literárias e é responsável pela organização dos figurinos e cenários.


Mais de 100 crianças participaram da proposta pedagógica

“O maior objetivo é promover na unidade a integração entre professores e crianças, além de trabalhar a imaginação, a autoestima e a criatividade nos pequenos”, diz Cristiane.


A professora também comenta que em algumas peças as crianças são convidadas a encenar, “Por ser uma atividade que todos da creche adoram, tentamos fazer com que todos façam parte do projeto”.

As histórias são reproduzidas do modo tradicional e desenvolvidas de acordo com os conteúdos trabalhados em sala.


You Might Also Like

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato