Mundo do faz de conta cultiva sorrisos na Creche Maria Nair da Silva
11:24:00Kamila R. Brito
A
atividade faz parte do projeto “Teatro”
A atividade movimentou toda a escola |
Os pequenos da
Creche Maria Nair da Silva, localizada no Rio Tavares, assistiram a readaptação
do clássico Chapeuzinho Vermelho, que contou com a interpretação dos
professores da unidade.
Mais
de 100 crianças, entre 4 meses e 6 anos, participaram da proposta pedagógica.
No enredo da peça,
Dona Chica (mãe de Chapeuzinho) pede que a menina leve alguns alimentos
saudáveis para a avó que está muito doente e mora sozinha. Porém, no caminho,
ela se depara com o Lobo, que a ilude e a convence a se aproximar de uma
colmeia. Sem saber do perigo que corre, Chapeuzinho é atacada por um enxame de
abelhas e desmaia com as picadas. Ao acordar, encontra-se com a abelha rainha,
que fala sobre a vida na colméia. Logo, as duas vão para a casa da avó de
Chapeuzinho. A Vovó é encontrada em um
armário, trancada. Juntas elas espantam o Lobo e tudo acaba bem.
O teatro contou com a produção dos figurinos dos personagens e do cenário |
As
professoras da creche: Adriana Alvez Madalena, Jéssica Helelena Santos Abreu,
Jolei Aparecida da Silva, Valdete Lopez da Silva, interpretaram os personagens
na peça. O diretor da unidade, Marcel Noznica Penessor, também colaborou sendo
o narrador da história. As funcionárias Janete Tomaz de Farias e Ivete Caetano
auxiliaram no cenário.
A história da
Chapeuzinho Vermelho foi inserida na dramatização
devido ao tema da Festa da Família: “literatura”, que será realizada no dia 19
de julho.
O evento ocorre uma
vez ao ano e tem como finalidade unir as famílias e toda a comunidade
escolar. De acordo com a escolha do tema
as crianças estão pesquisando sobre fábulas, narrativas e poesias. No dia da
festa acontecerá todas as encenações escolhidas pelas turmas.
O
Projeto
A dramatização faz
parte do projeto “Teatro” desenvolvido na unidade desde 2012. A ideia partiu da
professora Cristiane Duarte, que escreve as histórias, adaptações literárias e
é responsável pela organização dos figurinos e cenários.
Mais de 100 crianças participaram da proposta pedagógica |
“O maior objetivo é
promover na unidade a integração entre professores e crianças, além de trabalhar
a imaginação, a autoestima e a criatividade nos pequenos”, diz Cristiane.
A professora também
comenta que em algumas peças as crianças são convidadas a encenar, “Por ser uma
atividade que todos da creche adoram, tentamos fazer com que todos façam
parte
do projeto”.
As histórias são
reproduzidas do modo tradicional e desenvolvidas de acordo com os conteúdos
trabalhados em sala.
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