Trabalho Seguro: ações voltadas a professores
17:32:00valentimvibes
Termo de adesão foi assinado entre Secretaria de Educação da Capital e TRT
A Secretaria de Educação de Florianópolis é a mais nova integrante do Programa Trabalho Seguro (PTS) em Santa Catarina. O termo de adesão foi assinado nesta quinta-feira (16), na sede do Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT/SC), entre o titular da Pasta, secretário Rodolfo Pinto da Luz, e o desembargador do TRT/SC Amarildo Carlos de Lima, gestor regional do programa no Estado.
O programa é uma iniciativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e do Tribunal Superior do Trabalho, em parceria com diversas instituições públicas e privadas, para formular projetos e ações nacionais voltados à prevenção e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.Por meio do programa, as instituições vão unir esforços em ações voltadas à prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais entre os profissionais da rede municipal de ensino de Florianópolis. “Com essa parceria, queremos trazer mais informações para os cerca de cinco mil servidores da Secretaria”, afirmou o secretário.
De acordo com a Secretaria, as principais causas de afastamento dos professores são de natureza músculo-esquelética, atingindo principalmente ombros e joelhos – neste caso, principalmente de profissionais que trabalham em creches. Em segundo lugar, vêm os transtornos de ordem psíquica.
O desembargador do TRT/SC sugeriu ao secretário a instituição de um dia de reflexão sobre acidentes de trabalho nas escolas da rede municipal, iniciativa já adotada na cidade de Itajaí também por intermediação do PTS local. “A ideia é plantar uma semente na juventude, pois sabemos que as crianças influenciam o comportamento dos pais”, disse Amarildo de Lima.
O secretário se comprometeu a discutir a questão com o prefeito Cesar Souza Junior e disse que a ideia tem tudo para ser implementada. “Precisamos formar os jovens para a vida, incentivando comportamentos que possam ser adotados em sua rotina”, disse Rodolfo Pinto da Luz.
Cuide da Voz
Um dos programas de saúde mais tradicionais promovidos pela Secretaria é o “Cuide da Voz”, implantado em 2005, em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, para tratamento de professores com problemas nas cordas vocais. Além disso, a cada dois anos, as garrafinhas de água distribuídas aos docentes (as squeezes, semelhantes àquelas utilizadas em academias) são trocadas.
“No momento da troca, entregamos material informativo com dicas e cuidados que os professores devem ter com a voz”, explicou a servidora Claudia Mello Araújo, que acompanhou o secretário.
Trabalho Seguro
O TRT/SC foi um dos tribunais que mais obteve adesões, contando atualmente com 73 parceiros.
0 comentários