Professora da Escola Básica
Municipal Herondina Medeiros Zeferino se aposentou após 30 de magistério
Em agosto, a professora de Geografia Tânia Machri Ferreira, da Escola Básica Municipal Herondina Medeiros Zeferino, completou 30 anos de magistério. Com isso, está se aposentando. Ela é graduada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e mestra em Meio Ambiente pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Tânia em suas aulas sempre
buscou mostrar aos alunos o outro lado da geografia, um lado prático. Investiu
em saídas de estudo, acreditando que além da troca de conhecimentos, a
iniciativa proporciona a aproximação da turma.
"Eu queria que meus alunos gostassem da geografia, entendessem o conceito
da geografia e relacionassem com a vida deles. E com isso parti para novas
práticas", salienta.
Tânia nasceu no município de Mondaí no oeste de Santa Catarina. Aos 15 anos
veio morar em Florianópolis para estudar, pois pretendia fazer faculdade, e no
município em que residia na época, São Miguel do Oeste, não havia curso
superior.
Quando Tânia tomou essa decisão, os pais dela compraram um terreno, construíram
uma casa e vieram morar também em Florianópolis, nos Ingleses. Ela conheceu o
marido, casou e Ingleses virou seu lar.
1- O que te motivou a lecionar
Geografia? Conte-nos um pouco da sua trajetória.
Comecei a dar aulas aos 18 anos, logo que entrei para a faculdade. Eu era muito
envergonhada e tinha medo de falar em público e com o objetivo de me preparar
para o estágio, pois temia reprovar na disciplina, resolvi começar a dar aulas
antes de começar o estágio. Quando entrei em uma sala de aula pela primeira vez
descobri que eu nasci para ser professora, me apaixonei pela profissão além de
já ser fascinada pela Geografia.
2- Na sua opinião, qual a
importância do ensino de Geografia para a formação dos estudantes? De que forma
a geografia pode ajudar a formar a criança e o adolescente?
Apesar da geografia não ser tão valorizada como as demais disciplinas, eu
considero uma das mais importantes, visto que ela desempenha um papel crucial
na formação e educação dos indivíduos, pois contribui para o conhecimento dos
lugares, das regiões e do Mundo, bem como a compreensão dos mapas, é uma forma
de compreender o mundo em que vivemos. Através do seu estudo podemos aproximar
o aluno da sua própria realidade, para depois interpretar diferentes realidades
para assim compreender fenômenos que ocorrem em uma escala mais ampla.
3- Conte-nos alguns fatos
curiosos ou marcantes do período que atuou como professora de Geografia.
Foram muitas situações marcantes nestes 30 anos, vou contar dois fatos que
nunca esqueci. Fiz uma saída de estudos pelo Santinho e quando passávamos por
um caminho bem estreito, um boi correu atrás de nós e como eu estava por último
na fila não deu tempo de sair da frente, eu caí e todos os alunos passaram por
cima de mim enquanto que outros alunos caíram por cima de um cacto. A situação
foi cômica, pois mesmo sendo pisoteada eu não conseguia parar de rir. A sorte
que o boi estava amarrado e só correu até a corda acabar, senão o estrago ia
ser grande.
Outra situação foi quando eu estava aplicando uma prova e tinha alguns alunos
tentando colar e eu disse que eles teriam que inventar outra forma de colar
porque aquelas eu já conhecia. Na prova seguinte eu percebi que tinha alguma
coisa errada, pois eles se olhavam e riam. Passei a aula toda tentando
descobrir o que eles tinham aprontado, no finalzinho da aula olhei para cima e
percebi que eles haviam colado papéis no teto da sala de aula. Nem eles
conseguiam ler era só para me testar, ninguém conseguiu terminar a prova de
tanto rir.
4-
Deixe-nos uma mensagem sobre como você vê o futuro da educação, do ensino de
Geografia e da própria Escola Herondina.
Eu acho que muita coisa tem que mudar, o professor está cada vez mais
desvalorizado e a Escola está assumindo o papel da família. Nós, professores
temos que nos desdobrar para atrair a atenção do aluno enquanto que o governo
só pensa em atingir índices. O comprometimento dos profissionais, escolas bem
equipadas, parceria com a família e maior participação do governo são algumas
das mudanças que eu espero que aconteça. Eu acredito que no ensino de geografia
devemos estar sempre utilizando praticas pedagógicas que instiguem a pesquisa e
o interesse do aluno, onde o aluno produza os instrumentos didáticos através de
aulas práticas. Fico muito feliz em sair da Escola com um laboratório de
geografia pronto, foi um sonho realizado! As aulas tornam-se mais dinâmicas e
atrativas tanto para o professor quanto para o aluno. A nossa escola está no
caminho certo, proporcionando melhores condições de trabalho e valorizando os
profissionais de todas as áreas. Quando as atitudes são tomadas em conjunto o
resultado sempre será positivo.
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