Professoras já realizaram café colonial e jantar com pequenos |
Crianças da creche Francisca Idalina Lopes, no Morro das Pedras, em Florianópolis estavam resistindo na hora de comer salada. Para contornar o problema, as professoras das turmas de 5 e 6 anos, em conjunto com os pequenos, criaram o "Restaurante Fominhas", projeto que ensina como se alimentar melhor e de quebra dá noções de como se comportar à mesa, usar talheres, guardanapo e se servir sozinho.
Dentro do projeto, as professoras Valeria Pereira e Fabiana Moreira e as auxiliares de sala Fabiana Costa e Deise Falconi já organizaram uma espécie de café colonial e um jantar, como se fosse um restaurante mesmo:
— Desmontamos o espaço do brinquedo, colocamos as mesas com flores no meio e toalhas brancas. Criamos um ambiente bem harmonioso. Além de ensinar bons hábitos alimentares, queremos a autonomia das crianças para que possam se servir, usar talheres, guardanapos e xícaras adequadamente — explica a professora Fabiana.
A professora Valéria acrescenta que também destacaram a importância de mastigar os alimentos devagar e colocar no prato somente aquilo que irão comer: — Nossa intenção é ensinar as crianças a melhor forma de se portar à mesa — finaliza.
O projeto não para por aí. O próximo "jantar" do Restaurante Fominhas já está marcado para o dia 14 de julho, quando o prato principal será uma peixada. Fabiana explica que a ideia é trabalhar pratos típicos da Ilha para que os pequenos conheçam mais o costume e história de Florianópolis.
O objetivo do projeto é reforçar uma boa alimentação |
0 comentários