Curiosidades Educação

ESPORTE: A VOLTA DAS OLIMPÍADAS NA IDADE MODERNA

18:25:00Unknown

Paz e união entre as nações é o lema dos Jogos Olímpicos

As Olimpíadas permaneceram extintas por muitos séculos até que em 1890 o aristocrata e pedagogo suíço chamado Pierre de Frédy, mais conhecido como Barão de Coubertin trouxe de volta a necessidade do estímulo a prática do esporte, sobretudo entre os jovens da sociedade contemporânea.

Tocha Olímpica: Representa a paz, a união e a amizade
Coubertin nasceu em Paris, em 1º/01/1863. Estudou o pedagogia com ênfase nos esportes. Seu ideal era difundir os esportes entre os jovens sem caráter privado, publicando uma série de artigos defendendo o valor dos jogos amadores na formação do caráter dos estudantes.

Outro objetivo de estimular os jogos esportivos foi promover a “paz entre as nações”, já que vivia-se um contexto repleto de rivalidades entre potências imperialistas, em plena virada do século XX para XXI. Para melhor organizar estes jogos dentro do objetivo de paz seria necessária uma organização internacional.
Barão Coubertin
Para trazer de volta os esportes para os jovens, Coubertin encontrou resistência. Porém, conseguiu criar uma liga da Educação Física que realizou as primeiras competições escolares reunindo 800 escolares. Com o ideal de difundir a educação esportiva por todo o mundo posteriormente anunciou em 1892, numa cessão da Associação Francesa de Esportes Atléticos a ideia de restaurar os Jogos Olímpicos, inspirado pelas escavações em Olímpia que trouxeram à tona os registros dos jogos na antiguidade.

Vieram então os princípios iniciais dos jogos: celebração de 4 em 4 anos como na antiguidade, modernizar o programa esportivo, possibilitar que os jogos acontecessem nas principais cidades dos países. Criou o COI –Comitê Olímpico Internacional. E com o necessário apoio, foi erguido o novo estádio Olímpico.

Com a ajuda de Demetrius Vikelas, Coubertin e os demais membros do comitê geral conseguiram organizar os primeiros Jogos Olímpicos modernos em 06 de abril de 1896, no verão, na cidade de Atenas, capital da Grécia.

Iniciavam então os jogos que devem seguir com o espírito da unificação de diferentes nações, com suas raças, cores e etnias através dos esportes - um dos princípios das Olimpíadas.

A primeira olimpíada teve participação de 14 países, sendo o Chile único da América do Sul, com um atleta. Eram 88 atletas estrangeiros, 123 gregos, todos homens. O 1º campeão olímpico da era moderna foi o atleta americano James Connolly, no salto triplo com 13,71m.

As mulheres só começaram a competir nos jogos de Paris em 1924. A primeira mulher campeã olímpica foi a tenista britânica Charlotte Cooper.
Bandeira Olímpica representa união de povos e raças, formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. 
Coubertin resgatou também os símbolos das Olimpíadas antigas, como o acendimento da chama olímpica etc. Assumiu a presidência do COI em 1 896, após os jogos de Atenas, e permaneceu no cargo até 1924. Criou a bandeira e o juramento olímpicos, num dos anos que era também presidente do COI. Em 1920 recebeu o Prêmio Nobel da Paz por sua devoção e dedicação aos ideais olímpicos. Com uma vida dedicada às Olimpíadas veio a falecer em 02/02/1937. Seu coração foi sepultado em Olímpia, cidade original dos Jogos Olímpicos (Collin, 2004).

Os esportes incluídos na primeira Olimpíada da Era Moderna foram: atletismo, natação, ciclismo, tênis, esgrima, tiro, levantamento de peso, luta e ginástica. Logo após veio o pentatlo moderno.
O Brasil só começou a participar dos Jogos Olímpicos em 1920, em Antuérpia, na Bélgica, com 29 atletas. O primeiro brasileiro a ganhar uma medalha foi Guilherme Paraense, na prova de tiro.
A segunda cidade a abrir os Jogos Olímpicos da atualidade foi Paris, em 1900. As modalidades esportivas incluídas no evento saltaram para 17, e o número de provas para 86.
Os Jogos Olímpicos de Inverno começaram a ser disputados em 1924 e tiveram a cidade francesa de Chamonix como sede.

As Paraolimpíadas começaram a ser disputadas em 1960, na cidade italiana de Roma.

Nesta edição de 2016 das Olimpíadas no Rio de Janeiro – Brasil, temos os jogos pela primeira vez acontecendo na América do Sul.
No decorrer dos anos, desde o surgimento das Olimpíadas, houve várias mudanças, como a participação e divulgação da mídia, uso das tecnologias, a busca pelo patrocínio dos atletas que anteriormente não acontecia, a participação das mulheres e inclusão de novos esportes, a influência dos estudos científicos sobre o treinamento dos atletas em busca de novos recordes e da melhor técnica e tática para cada esporte.

A Olimpíada que ressurgiu na idade moderna com 14 países chega em 2016 com a participação de mais de 200 países. Os Jogos Olímpicos agregam um número maior de nações que a Organização das Nações Unidas – ONU.

As Olimpíadas Rio 2016 agregam mais de 200 países




Texto: Carin Lissiane Perske
Equipe: ASCOM/SME-PMF

Referências Bibliográficas:

COLLI, Eduardo – Universo Olímpico: uma enciclopédia das Olimpíadas; SP: Codéx, 2004.
Disponível no link: 
https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=_vQ9D-W01H4C&oi=fnd&pg=PA6&dq=olimpiadas&ots=qDj0XFXzYL&sig=7Vl94mNp614yhyv1ufqjjB6lFyc#v=onepage&q=olimpiadas&f=false

Portal Oficial do Governo Federal sobre Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 – História.
Disponível no site: 
http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/olimpiadas/uma-disputa-milenar

Portal Oficial do Governo Federal sobre Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 – Edições Anteriores. Disponível no site: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/olimpiadas/as-edicoes

InfoEscola Navegando e Aprendendo - Jogos Olímpicos.
Disponível no site: 
http://www.infoescola.com/esportes/jogos-olimpicos-olimpiadas/


Blog: Turismo na Grécia - Jogos Olímpicos da Antiguidade.
Disponível no site: 
http://www.turismogrecia.info/blog/jogos-olimpicos/jogos-olimpicos-antiguidade/jogos-olimpicos-da-antiguidade

You Might Also Like

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato