Artista de 91 anos é sabatinada por alunos de Escola Pública
14:43:00Professor Rodolfo Joaquim Pinto da Luz
Maria Celeste Neves tem o título de a “artista que pinta com as agulhas”. Aos 91 anos de idade, ela será sabatinada nesta quinta-feira (11/11) por alunos da Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva, ligada à Secretaria de Educação da Capital. O evento faz parte do projeto Tecendo Saberes, uma estratégia pedagógica diferente para ensinar ao mesmo tempo à criançada da sexta série Língua Portuguesa, Matemática e Geografia.
Conforme a Professora de Português, Ana Kelly Borba da Silva, durante um mês e meio os estudantes trabalharam em sala de aula o livro "Fábulas de Linha e Agulha: artes de Maria Celeste". A obra reúne os quadros mais significativos da artista, que mescla em panôs bordados, rendas e crivos. Com selo da Editora Nauemblu, a organização do livro é do escritor Dennis Radünz.
Os alunos analisaram a biografia de Maria Celeste e vão encerrar a parte de Língua Portuguesa fazendo uma entrevista com ela, que nasceu em 1919 em Florianópolis e que se descobriu artista aos 64 anos. Maria Celeste deve falar um pouco sobre as suas obras que retratam rendeiras, benzedeiras, festa do Divino do Espírito Santo e as procissões de Nosso Senhor dos Passos, Corpus Christi e de Nossa Senhora dos Navegantes.
Na parte de Geografia, a criançada foi incentivada a pesquisar o povoamento e a contribuição dos imigrantes açorianos na construção da cultura catarinense. Na disciplina de Matemática os alunos trabalharam com escolas, dimensionalidade, medidas de superfície, bem como conceitos de ampliação e redução, entre outros itens. Isso foi necessário para a produção de um painel a respeito de obras de Maria Celeste.
Lições de Casa
Filha do ex-prefeito João Pedro de Oliveira Carvalho, Maria Celeste teve como padrinho de batismo o ex-governador Hercílio Luz. A memória prodigiosa permite lembrar com clareza de episódios da infância, como a morte de Hercílio, quando ela tinha cinco anos, e a inauguração da ponte cujo nome homenageia o padrinho, dois anos depois.
As primeiras lições de bordado foram dadas pela mãe. Depois Maria Celeste se aperfeiçoou na escola, onde a atividade era obrigatória para moças "casadoiras". "Lá em casa havia a hora em que todas nós tínhamos que bordar", relembra. Como não havia azulejos, o recurso preferido para decoração das cozinhas era a instalação de grandes painéis em cima do fogão e da pia. Isso sem falar nas toalhas de mesa, nos bicos de prateleiras, na tarefa de remendar meias e na divertida brincadeira de fazer roupas para bonecas.
Serviço
O quê: Artista Maria Celeste, de 91 anos, é entrevistada por alunos da rede municipal de ensino
Quando: Nesta quinta-feira-Dia 11 de novembro
Horário: 10h30
Local: Escola Básica Municipal Intendente Aricomedes da Silva
Endereço: Rodovia Leonel Pereira, 930, Cachoeira do Bom Jesus
Telefone: 3284-5836
1 comentários
Receber uma pessoa tão talentosa fez com que a autoestima dos alunos se elevassem e com que se sentissem importantes...Todos gostaram muito do evento e se emocionaram com os depoimentos da artista.
ResponderExcluir