Topas utiliza arte para melhorar aprendizado dos alunos
16:20:00Professor Rodolfo Joaquim Pinto da LuzA ação culminou com a elaboração de um painel sobre boi de mamão em escola do Norte da Ilha
Alunos do Topas (Todos Podem Aprender Sempre), da Escola Básica Municipal Osmar Cunha, finalizaram o Projeto "Uma homenagem à Ilha da Magia", que consistiu no estudo do folclore e de pontos turísticos da capital catarinense. Foram visitados pelos estudantes, por exemplo, as ilhas de Anhatomirim e de Ratones, bem como o Museu Victor Meirelles e o Museu Histórico de Santa Catarina. Crianças e adolescentes também pesquisaram o Boi de Mamão e o trabalho artesanal feito pelas rendeiras. A experiência terminou na última quinta-feira (04/11) com a pintura de um mural na parede do estabelecimento de ensino, onde se destacam o boi de mamão, a bernúncia, a maricota e o vaqueiro, personagens da manifestação folclórica tradicional do município.
Com a participação de 15 alunos, o projeto foi coordenado pela professora de artes Francieli Tatsch de Oliveira, com o auxilio do professor de Geografia Michel Machado e da pedagoga Lislaine Andrés, articuladora do Topas.
Redução
Em toda rede municipal de ensino, o Todos Podem Aprender Sempre já reverteu em 77% o índice de distorção idade/série. Desde que foi criado em 2006, o TOPAS contabiliza o atendimento a 653 crianças e adolescentes, sendo uma média de 200 alunos por ano.
Os estudantes frequentam a escola em período integral, das 8h às 17h15. Um currículo específico foi elaborado para desenvolver as diversas dimensões dos alunos e possibilitar a formação e exercício da cidadania. Entre as atividades realizadas, além da arte, estão leitura e escrita, cálculo e resolução de problemas, participação comunitária, ambiente e sustentabilidade e ética. Aulas, seminários, saídas a campo e pesquisas também fazem parte da rotina do programa.
0 comentários