Por um dia, ausência de carne não traz prejuízo nutricional

18:22:00Unknown

Texto: Márcia Helena de Sousa/ Chefe do Departamento de Alimentação Escolar da SME


Segundo o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o cardápio oferecido nos estabelecimentos de ensino deve suprir 70% das necessidades energéticas totais dos escolares atendidos em período integral.

 Deve ainda considerar a média semanal, e não uma avaliação individual por refeição ou um dia alimentar.

Desta forma, temos certeza que a eventual ausência de algum alimento em uma das refeições, não gera nenhum prejuízo nutricional aos estudantes, visto que esta “falta” será compensada durante a semana alimentar.

No caso específico da carne, a maioria das pessoas brasileiras apresenta consumo superior ao do recomendado pelo Guia Alimentar da População Brasileira (MS 2014).

Por este motivo, temos a proposta de aderir ao movimento de um dia da semana sem carne no cardápio, iniciativa que tem sido implantada em várias outras prefeituras do país.

Na Creche Vila União, assim como nas demais unidades, as crianças são alimentadas com quatro refeições. Na última terça-feira, dia 16 de junho, o cardápio foi o seguinte: 

8h- Café da Manhã: bebida láctea e pão bisnaga integral com queijo

10h30 – Almoço: arroz, feijão, legume cozido, salada de tomate. Sobremesa: banana

13h30 - Lanche da Tarde: maçã

15h30 – Jantar: Frango ensopado com legumes, arroz, salada de tomate e repolho refogado. Sobremesa: laranja 


Nutricionistas e cardápio variado

A seleção dos alimentos que são servidos para as crianças é feita por nutricionistas e é composta por uma pauta bem diversificada. O cardápio semanal  atende as necessidades nutricionais recomendadas  através da ingestão de nutrientes como carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e minerais.

As nutricionistas são as responsáveis técnicas pelo Programa de Alimentação Escolar do Município de Florianópolis e estão vinculadas ao Departamento de Alimentação Escolar (DEPAE).



Os alimentos mais perecíveis entregues por semana são:

Frutas: banana, maçã, mamão e laranja. Há  uma fruta extra todos os meses (março: melão, abril: caqui, maio:pêra, junho: tangerina).

Hortaliças: abóbora, batata inglesa, beterraba, cebola, cenoura, chuchu, repolho e tomate.  Há hortaliças extras, a exemplo de pepino e brócolis.

 Produtos cárneos: frango (sobrecoxa e filé), carne bovina tipo coxão mole (iscas) e músculo (moída), ovo, carne suína (lombo) e atum.

 Pães: bisnaguinha, pão de forma, hamburguinho (todos integrais)

E bebida láctea e queijo. 


Por mês, são entregues os alimentos menos perecíveis listados abaixo: 

Achocolatado/ açúcar/ alho triturado/ amido de milho/ arroz orgânico parboilizado/ arroz integral/ aveia em flocos/ biscoito maria integral/ biscoito maria integral de chocolate/ mistura para bolo/ bolacha salgada integral/ café em pó/ colorau/ doce de banana orgânico/

         Doce de frutas/ extrato de tomate/ farinha de mandioca/ farinha de milho/ farinha de trigo/ farinha de trigo integral/ farinha de arroz/ feijão preto/ feijão vermelho/ fermento em pó químico/ leite em pó integral/ leite integral UHT/ massa para sopa/ macarrão espaguete/ macarrão parafuso/ macarrão de arroz / óleo de soja/ sal e vinagre. 

A canjica e o suco de uva integral e sem açúcar são enviados de forma sazonal e o mel e a granola são enviados para o ensino fundamental.
  

Além disso, nossa pauta de alimentos conta com itens adquiridos da agricultura familiar, sendo que muitos são alimentos orgânicos, como arroz, frango, algumas frutas e hortaliças, ricos em fibras e outros nutrientes, corroborando com nossa proposta de formar hábitos alimentares saudáveis



Compromisso do DEPAE
  
É importante ressaltar o compromisso do DEPAE em promover a alimentação saudável para as crianças que freqüentam nossas unidades educativas através da oferta adequada de alimentos, tanto em qualidade como em quantidade, a partir da variedade explicitada na gama de alimentos listados.

Protetores da saúde

Destacamos o incentivo ao consumo de alimentos considerados protetores à saúde, como as frutas e as hortaliças, sendo que as frutas são servidas respeitando a quantidade de 03 a 04 porções por dia, sendo incluídas no lanche da manhã, almoço,  lanche da tarde e jantar.

Já as hortaliças são ofertadas na forma de salada crua e preparações cozidas ou refogadas no almoço e jantar em todos os dias na educação infantil, e no almoço do atendimento integral do ensino fundamental.


Diante do exposto temos a certeza de que estamos cumprindo  as diretrizes do Programa de Alimentação Escolar do Município de Florianópolis, gerenciado pelo DEPAE.


Os escolares matriculados em nossas instituições de ensino estão bem alimentados, tanto do ponto de vista da qualidade, quanto da quantidade. Nosso município continuará sendo referência no país quando o assunto é alimentação escolar.

You Might Also Like

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato