Ficção sobre Naufragados atrai jovens leitores

12:45:00Kamila R. Brito

Escola Brigadeiro Eduardo recebe a visita de escritora Patrícia Carpes

Patrícia comenta sobre a carreira como escritora.


No mundo das histórias e contos os alunos dos oitavos anos período vespertino, da Escola Básica Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, no Campeche, receberam a escritora Patrícia Carpes, autora do livro Naufragados.
O encontro foi promovido pelas professoras de Língua Portuguesa Aline Villi e Clelia Terezinha Silvano.

Durante a discussão a autora respondeu perguntas dos alunos e falou sobre o livro e a carreira como escritora, que exerce há mais de 20 anos.

“Os estudantes ficaram fascinados com a história e com a escritora Patrícia. A ficção despertou o interesse pela narrativa, ainda mais por ser ambientada em uma região próxima a nós”, diz Aline.
A obra leva o leitor a acompanhar um grupo de turistas, liderados pelo guia Gabriel, que conhecem a Praia de Naufragados no Sul da Ilha. Eles chegam até o Farol, onde conhecem a história de Lavínia, fantasma que assombra o local. O livro ainda traz detalhes da história da praia, contados através do personagem Gabriel.

O livro, destinado ao público infanto-juvenil, traz ilustrações de Eduardo Oliveira, conhecido pela sua habilidade de transformar em imagens as histórias narradas pelos autores com os quais trabalha.

Misturando a realidade com a ficção, os jovens estudantes irão se aventurar na magia da praia de Naufragados. Através da trilha mencionada no enredo, eles conhecerão este lugar que inspirou a autora catarinense.

Aline também comenta: “Nossa intenção é que eles visualizem os temas apontados na obra, além de aprenderem a valorizar e a cuidar da herança cultural deixada por nossos antepassados”.

Patrícia Carpes e professores.


A autora

Patrícia Mackowiecky Carpes mora em Florianópolis. Em suas obras procura remeter o leitor a um mundo de fantasia, explorando também aspectos educacionais.

A autora também escreve contos regionais, roteiros romances, crônicas e poesias.

Incentivo à leitura

O “Clube da Leitura: a gente catarinense em foco” é desenvolvido no Departamento de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis.

O projeto é destinado à criação e ao fortalecimento do hábito da leitura, além de promover a troca de experiências literárias, em especial, de autores catarinenses.

Com funciona?

As bibliotecas das escolas participantes do Clube recebem obras de autores catarinenses, destinadas ao público infanto-juvenil, para comporem o acervo.

De forma dinâmica, grupos de alunos são formados para a leitura e discussão das obras. O encontro acontece com a mediação de um professor ou bibliotecário.

A partir das discussões, os mediadores organizam um encontro com o autor catarinense convidado pelo clube da Leitura

You Might Also Like

0 comentários

Postagens Populares

Formulário de contato